Curso de Arquitetura e Urbanismo apresenta o primeiro trabalho do projeto Integrador
Na noite de quinta-feira (25), acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário São Lucas assistiram a apresentação do resultado do trabalho realizado pelos alunos do curso por meio do Projeto Integrador, modelo implantado neste ano, no Centro Universitário.
A nova disciplina está inserida no contexto da metodologia da aprendizagem promovida pela São Lucas para integralizar as demais disciplinas que compõem a grade curricular de todos os cursos da instituição e elevar o conhecimento dos alunos com abordagens mais amplas sobre a capacitação profissional.
Ao dar as boas-vindas aos acadêmicos neste semestre, a Diretora de Ensino da São Lucas, professora Hélia Rocha, ressaltou a responsabilidade da instituição em formar profissionais comprometidos com a sociedade.
“Este curso já nasceu com o projeto que tem a função de ser interdisciplinar e será utilizado para aplicar o novo modelo de ensino aprendizagem. É a universidade saindo dos muros e fazendo a diferença na vida da sociedade, com ações reais que correspondem a modernidade. Para nós é um peso muito grande ter a responsabilidade da formação acadêmica desses profissionais”, afirmou a professora.
O professor Valter Netto, responsávelpelo primeiro trabalho extraclasse, apresentou o resultado final da ação que foi desenvolvida pelos alunos. “A proposta de levar os alunos a atuar na prática desde o primeiro período do curso, torna-os mais comprometidos com o mercado de trabalho e, principalmente, com a sociedade na qual estão inseridos”, declarou o professor.
Segundo o coordenador do curso, professor Roberto Carlos Oliveira de Andrade, o projeto promove a interdisciplinaridade durante todo o semestre. O curso de arquitetura e urbanismo foi beneficiado desde o primeiro período por ter sido criado no mesmo período do projeto. “Esse projeto veio para somar com o conceito teórico ministrado em sala de aula para que os acadêmicos tenham a visão social da área de formação do quanto podem promover o bem estar das pessoas independentemente da idade, raça ou religião”, finalizou o coordenador.
Projeto
Na execução do primeiro projeto do curso, os alunos fizeram uma seleção de famílias com o perfil de baixa renda para ser beneficiada com a reforma da residência. A escolhida foi uma família residente na zona Sul da capital.
Para levantar o recurso necessário, os acadêmicos realizaram rifas, feijoadas e contaram com a parceria de empresas e instituições públicas em Porto Velho.
Após 90 dias de trabalho intenso, a obra foi concluída. A proposta do projeto integrador é colocar a prática na vivência acadêmica e levar essa ideia para uma residência e colocar em prática.