Coordenador de ADM da Faculdade São Lucas publica livro sobre a castanha do Brasil
“Boas práticas na cadeia produtiva da castanha do Brasil” é o título do livro publicado pelo coordenador e professor do curso de Administração da Faculdade São Lucas, Marcelo Barbosa. A obra é um estudo comparativo nas Reservas Extrativistas Chico Mendes no estado do Acre e Rio Ouro Preto no estado de Rondônia.
O Estudo visou determinar quais as vantagens econômicas quando da implantação de tecnologias de boas práticas na cadeia produtiva da castanha-do-Brasil na reserva Rio Ouro Preto. Foi pesquisado três comunidades que desenvolvem boas práticas na reserva extrativista Chico Mendes e cinco comunidades na reserva extrativista Rio Ouro Preto, na qual não há boas práticas no processo de: coleta quebra, separação, armazenamento, transporte e comercialização.
“O livro é resultado da minha dissertação de mestrado e como tal tem por objetivo determinar os custos gerados com e sem a implantação de boas práticas no processo da cadeia produtiva da castanha do Brasil.”, disse o professor e coordenador Marcelo Barbosa.
A pesquisa ocorreu com extrativistas das referidas reservas com uma amostra de 26 famílias, nas quais 15 foram na reserva Chico Mendes e 11 na reserva Rio Ouro Preto. Procurou-se determinar dentre os produtos extraídos das reservas aqueles que apresentaram maior potencial e aqueles que têm mais importância para geração de renda. Procurou-se também relacionar a forma de gestão desenvolvida pelas comunidades em ambas reservas, como também levantar quais as maiores dificuldades encontradas pelos extrativistas para aumentar a produção de castanha-do-Brasil; e o que foi considerado importante como ações para que os resultados econômicos pudessem ser melhores.
A editora responsável pela edição é a “NOVAS EDIÇÕES ACADÊMICAS”, que comercializa suas obras pela Internet através do site: https://www.nea-edicoes.com/catalog/index