Coordenação promove o II Fórum de Formação Profissional de Enfermagem

A coordenação do curso de Enfermagem reuniu na noite de terça-feira (06), na Faculdade São Lucas professores e acadêmicos para o II Fórum de Formação Profissional de Enfermagem que visa discutir a formação acadêmica e a prática profissional do enfermeiro. O encontro é uma promoção da Diretoria de Ensino em parceria com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e as Coordenações.

 

Na oportunidade, a coordenadora do curso, professora mestre em Ciências da Saúde Jandra Cibele Leite fez uma breve explanação sobre a importância do curso e da profissão explorando os temas: práticas, estágios e pesquisa científica. “Queremos provocar a reflexão dos nossos acadêmicos e futuros profissionais sobre a formação e atuação no campo profissional”, ressaltou a professora.

 

Após a exposição sobre os temas abordados os alunos formaram quatro equipes sob a supervisão de professores para debater os assuntos e trazer para apresentar em plenária as sugestões para os problemas diagnosticados que serão encaminhados à direção da instituição.

 

Este ano o resultado do trabalho dos fóruns será usado como parte da avaliação institucional. “Ao final das reuniões das equipes será formulado um documento que se chamará “Pacto de Conduta” sobre o tema abordado expondo o que foi discutido”, explicou o coordenador do CPA, professor Luiz Carlos Bianco.

 

Janine Gusmão e Iraci Ambrósio, acadêmicas do 7º e 9º período, respectivamente, veem nos debates uma oportunidade de expor suas opiniões. “Queremos aproveitar para ampliar nossos conhecimentos sobre a profissão, mercado de trabalho e ao mesmo tempo solicitar as melhorias cabíveis para nosso curso”, concluiu Iraci.

 

Os assuntos debatidos foram: A infraestrutura da Faculdade São Lucas e do curso de enfermagem (laboratórios, salas de aulas) favorecimento e aprendizagem? As estratégias utilizadas em sala de aula e a relação professor/aluno favorecem o aprendizado? Diante do mercado profissional atual quais perspectivas para a enfermagem? o que podemos fazer para mudar esta realidade? As atividades práticas dos estágios auxiliam na formação profissional e representam a realidade do enfermeiro? As pesquisas científicas realizadas refletem a realidade local e trazem benefícios a comunidade?