Coordenação de Fonoaudiologia promove curso sobre alterações de linguagem

O curso realizado na Faculdade São Lucas no sábado (01) com a proposta de propiciar conhecimentos dos impactos na linguagem decorrentes do processo de envelhecimento normal e das demências, fornecendo subsídios para o diagnóstico diferencial entre o normal e o patológico, teve como público alvo, profissionais e acadêmicos da área de fonoaudiologia.

 

Na ocasião a palestrante Cristina do Espírito Santo, mestre e doutoranda em fonoaudiologia em Bauru/SP, explicou as diferenças entre as alterações de linguagem decorrentes do envelhecimento natural e decorrentes de demência. “Nosso objetivo é subsidiar esses profissionais com informações para que consigam identificar que as alterações podem não ser apenas pelo processo do envelhecimento, mas sim estar relacionado a doenças como o alzheimer e, assim, encaminhar esse paciente para o tratamento adequado”, enfatizou Cristina.

 

A professora Lidiane Tavares, ressaltou que em Rondônia existem poucos profissionais especializados neste processo e que cursos extracurriculares ajudam a preparar esses profissionais a obter mais conhecimentos sobre a área. “Nosso foco é aprofundar o conhecimento e ampliar o atendimento desse setor”, afirmou a professora.

 

Acadêmica do 4º período, Denise Tosué, pretende se especializar em motricidade de disfagia. “A importância do curso é que podemos agregar os conhecimentos obtidos nos cursos extensão com as disciplinas em sala de aula”, argumentou.

 

Leidiane Frota, concluiu a curso de fonoaudiologia e receberá a outorga de grau nas próximas semanas e reafirma que conhecimento nunca é demais, principalmente para os profissionais da área da saúde. “Quero me especializar nesta área quando eu receber meu certificado de conclusão do curso”, finalizou.