Circuito de palestras sobre pesquisa científica envolve alunos de saúde do São Lucas
De 11 à 14 de março, os alunos dos cursos de saúde do São Lucas participaram da atividade Desvendando a Ciência: Conhecendo os pilares da Pesquisa Científica. O circuito de palestras foi umaatividade idealizada e organizada pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASCRO) e pela Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA).
O objetivo buscou mostrar aos acadêmicos a importância da pesquisa científica e proporcionar conhecimento suficiente para que todos consigam se inserir neste meio. Entre as ações desenvolvidas durante os 4 dias estão 5 palestras, uma mesa redonda e uma oficina, no primeiro dia, a palestra com tema “o que é o CEP (Comitê de Ética e Pesquisa) e quais trabalhos devem ser enviados para análise”, seguida de discussão com o tema “O que é e como funciona a Plataforma Brasil”
No segundo dia, foi aberta uma mesa redonda para discutir a importância da pesquisa científica para os estudantes da área da saúde. Logo em seguida, foi ministrada palestra sobre publicação em revistas e congressos. No terceiro dia, foi abordada a bioética e biossegurança, em um primeiro momento e a produção de textos científicos no segundo.
O evento foi concluído, no quarto dia, com uma oficina abordando a temática “O que é e como organizar o currículo lattes”, ministrada pelo Profe. Me. Flávio Terassini. Além do docente, outros palestrantes participaram das rodadas de conhecimento como o Prof. Pós. Dr. Sérgio Bassano, Profa. Dra. Gisele Cavalcante, Profe. Dr. Dhelio Batista, Profa. Ma. Rosa Maria e Prof. Me. Cleiton Bach.
Para a Presidente da LASCRO Gabriela Queiroz, aluna do 6º período de medicina é importante realizar atividades como essa para mostrar novos universos e novas possibilidades aos estudantes da área da saúde, enfatizando o quão importante é necessária é a pesquisa, inclusive para a clínica e a prática dentro do sistema de saúde.