Ciclo de Palestras destaca a avifauna rondoniense

A avifauna brasileira não é apenas rica, mas inclui diversas exclusividades, espécies que não ocorrem em outros países e que são chamadas de endêmicas. Quase 200 espécies de aves têm distribuição geográfica restrita ao Brasil. Boa parte da riqueza ornitológica brasileira (ramo da biologia que se dedica ao estudo das aves a partir de sua distribuição na superfície, das condições e peculiaridades de seu meio, costumes e modo de vida, de sua organização e dos caracteres que as distinguem umas das outras, para classificá-las em espécies, gêneros e famílias) é devida à presença de duas grandes formações vegetais: a floresta amazônica e a mata atlântica.

Em palestra ministrada para acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade São Lucas, o biólogo Glauko Correa da Silva, da Universidade Federal de Rondônia, destacou o tema “Biodiversidade da avifauna amazônica”, evidenciando as aves de Rondônia. Segundo ele, a maior quantidade de aves brasileiras está concentrada na Amazônia, seguindo-se da Mata Atlântica e dos Cerrados. Glauko Silva informa que parte dessas aves voa, outra não, mas cada espécie possui um histórico muito particular, relatado no cotidiano e no seu habitat, levando em conta as peculiaridades e a genética. “O Brasil é destaque em nível mundial pela quantidade de espécies de aves”, acrescentou o biólogo.

De acordo com Glauko Silva, os aspectos geográficos permitem pesquisar e analisar as espécies de aves, sendo que em Rondônia o centro de endemismo formado pelas bacias dos rios Madeira e Guaporé delimita uma região mais apropriada para os estudos sobre as espécies presentes na avifauna do estado. Centro de endemismo é uma região identificada por pesquisadores como sendo uma área que concentra um elevado número de espécies que só ocorrem neste local. Como cada estado brasileiro tem a sua ave símbolo, a de Rondônia é o jacamim das costas verdes. A palestra ministrada por Glauko Silva fez parte do II Ciclo de Palestra promovida pelo Departamento de Ciências Biológicas da São Lucas em comemoração ao Dia do Biólogo.