Chanceler da São Lucas participa de seminário internacional

O Chanceler da Faculdade São Lucas, Prof. Dr. José Dettoni, esteve presente ao Seminário Internacional de Educação, realizado no início deste mês no campus da Uninove (Universidade 9 de Julho), em São Paulo, destacando o tema “Paulo Freire e a Educação Superior”. Na solenidade de abertura, no auditório do Campus Memorial da Uninove, foi realizada a devolução ao Brasil dos manuscritos do livro Pedagogia do Oprimido, escrito pelo educador Paulo Freire entre 1967 e 1968, durante o período de exílio em que viveu no Chile. Essa parte da solenidade foi coordenada Comissão Nacional do Projeto “Paulo Freire: 50 anos de Angicos”, da qual fazem parte o professor Moacir Gadotti, presidente de honra do Instituto Paulo Freire (IPF), e o professor José Eustáquio Romão, da Uninove e também diretor-fundador do IPF. “Os originais manuscritos da Pedagogia do Oprimido estão chegando pela primeira vez no Brasil”, afirmou o professor Gadotti. A abertura oficial do Seminário contou com a presença do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, e teve ainda a Conferência Magna sobre o tema “A Reforma Agrária no Chile e a Educação dos Camponeses”, ministrada pelo Ministro da Agricultura do Chile (no governo de Salvador Allende – 1970-1973), Jacques Chonchol, a quem Paulo Freire havia confiado os originais do livro “Pedagogia do Oprimido”. O documento foi entregue ao Instituto Paulo Freire, que deverá encaminhá-lo à Biblioteca Nacional. Lutgardes Costa Freire, filho caçula do educador, esteve presente ao seminário.

O Prof. Dr. José Dettoni, Chanceler da Faculdade São Lucas, destacou a importância do seminário sobre educação superior com enfoque na metodologia de Paulo Freire. “Muito enriquecedor por conta das palestras e dos temas abordados, baseados na rica contribuição de Paulo Freire para a educação, cujo trabalho repercute em todo o mundo e projetam o escritor e educador brasileiro como referência”, disse. Dettoni informou que conversou com palestrantes e educadores presentes ao seminário, dentre os quais o professor Marcos Guerra, que atuou com Paulo Freire no Projeto Angicos, que marcou o início da revolução pedagógica no Brasil. Esse projeto inovador originou a perseguição de Paulo Freire pelo regime militar que, na época, dominava o Brasil. O Projeto Angicos foi uma metodologia que assustou o regime militar. José Dettoni representou a Faculdade São Lucas no seminário internacional, que destacou as concepções e as práticas de Paulo Freire sobre a Educação Superior, com o intuito de identificar matrizes institucionais alternativas ao modelo clássico de universidade ocidental (napoleônico e humboldtiano) e às formas acadêmicas tradicionais de formulação, comunicação e aplicação do conhecimento, de modo a colaborar para a construção dos conceitos de “ciência pública” e de “democracia cognitiva omnilateral”.

O seminário também procurou identificar instituições de educação superior (IES) alternativas e nichos de pesquisa e de intervenção congêneres nas IES tradicionais, visando estimular o desenvolvimento de massa crítica sobre ciência pública popular, sobre conhecimento voltado para os interesses da maioria da população, disseminando os conhecimentos desenvolvidos fora dos muros das universidades e das bancadas dos centros de pesquisa consagrados pela comunidade científica, especialmente dando visibilidade à produção científica e aos projetos de intervenção das IES, identificados com base nas práticas educacionais elaboradas por Paulo Freire.