Chanceler da São Lucas assume Cadeira na Acler

“A educação não é um problema, a educação é o problema dos problemas. Se a educação, como problema, não tem solução outros problemas surgem e se agigantam”, alertou o Prof. Dr. José Dettoni, chanceler da Faculdade São Lucas, em discurso na solenidade de posse como membro da Academia de Letras de Rondônia (Acler). Tendo a antropologia filosófica, aplicada à arte, à política, à religião e à educação, como principal linha de pesquisa e reflexão, o Prof. Dr José Dettoni disse que vê a educação como o problema da humanidade. “Sem a educação não existe política decente, arte que humanize, religião que liberte, cultura mais avançada”, destacou o novo ‘imortal’ da Acler. No campo das Letras, Dettoni disse que a sua paixão o faz pender muito para a poesia, com destaque especial para a poesia simples, espontânea, abrupta, desafiadora, do repente.

 

José Dettoni passa a ocupar a Cadeira 39 da Academia de Letras de Rondônia, cujo patrono é Júlio Nogueira, jornalista, professor, escritor e dicionarista, natural de Fortaleza/CE que, aos 22 anos, mudou-se para Manaus/AM. Seus estudos físio-sócio-históricos da região do Madeira e do Mamoré são considerados de relevada importância.  O professor Abnael Machado de Lima, que saudou os novos acadêmicos, destacando que a Acler congrega intelectuais, produtores literais e científicos, enalteceu o discurso feito por José Dettoni, que mencionou a origem das academias por Platão, agregando os tradutores da ciência. “Recebemos com alegria os novos acadêmicos que vêm somar na difusão da educação, da cultura e da ciência”, disse.

 

O presidente da Acler, William Martins, informou que a academia tem evoluído em suas vertentes da literatura. “Muitos livros foram lançados e vários outros estão projetados, apesar das dificuldades. O desafio é despertar os jovens para a difícil missão da leitura, mesmo com a grande concorrência”, mencionou Martins, acrescentando que a Acler tem cumprido o seu papel social, apesar da falta de apoio dos organismos públicos. “Em Rondônia, a cultura vive de esmolas, mas a Acler tem sido uma base para o resgate da cidadania porque sonhamos com uma academia forte. Mas, é fundamental que haja maior engajamento e participação dos acadêmicos”, completou William Martins, destacando, também, a importância dos novos membros nesse processo. A vice-diretora da Faculdade São Lucas, Eloá de Aguiar Gazola, e o diretor de Pós-graduação, Ricardo Pianta, prestigiaram a posse do chanceler José Dettoni como membro da Academia de Letras de Rondônia.