Cerimônia do Jaleco marca o início da trajetória dos novos calouros de 2024.2 do Curso de Medicina
Na última noite de sábado, 14 de setembro, ocorreu a Cerimônia do Jaleco de 2024/2 para 80 novos acadêmicos, da turma XXXIX do curso de Medicina do Centro Universitário São Lucas Porto Velho Afya. O evento é realizado para marcar o início das atividades práticas do Curso, onde a simbologia maior é o uso do jaleco como forma de proteção, marcando o compromisso com a profissão e a importância de salvar vidas.
Compuseram a mesa de honra da cerimônia o Representante da Comissão de Recepção dos Calouros – Ivan Fermin Fernandes; o Representante da Atlética Marreta – Rhaurd Cristhian Oliveira de Almeida; a Professora Homenageada - Saara Neri Fialho; o Coordenador Adjunto do Curso de Medicina – Prof. Geiferson Santos do Nascimento; o Coordenador do Curso de Medicina – Prof. Rui Rafael Durlacher; o Pró-Reitor Administrativo Financeiro – Prof. Francisco Rodrigues; e o Reitor do Centro Universitário São Lucas Porto Velho Afya – Prof. André Luís Samora de Sousa.
Após o Reitor Prof. André Samora declarar a abertura da Cerimônia e agradecer a presença de todos, foi dada a palavra para o representante da Comissão de Recepção dos Calouros, o veterano Ivan Fermin Fernandes, que ressaltou a simbologia da cerimônia, que marca o compromisso com uma profissão que exige responsabilidade, ética, empatia e, sobretudo, dedicação. Que a dedicação, tanto dentro quanto fora da faculdade, será o fator determinante para se tornarem os profissionais comprometidos com os valores que a profissão representa e, com as pessoas que os alunos terão a honra de cuidar no futuro.
Em seu discurso, o Reitor André Samora enfatizou o apoio de todos os presentes para a chegada dos alunos nesta primeira etapa da formação e ressaltou sua importância na vida dos novos alunos. Ele ainda reforçou o compromisso do Centro Universitário São Lucas e do Grupo Afya para com os acadêmicos e com o país, envolvendo desde a graduação até a pós graduação e a vida profissional dos futuros médicos. Isto porque o Grupo Afya, além de ter o maior número de vagas de Medicina, tem investido em tecnologia e inovação em sua maioria em municípios das regiões Norte e Nordeste, fora dos grandes centros, onde a população mais necessita de cuidados.
O Prof. Rui Durlacher, além de dar as boas vindas a essa nova etapa do curso, ressaltou que os alunos devem honrar os ensinamentos de Hipócrates, de “curar quando possível, aliviar quando necessário e consolar sempre”. Lembrou que os novos alunos devem honrar o legado daqueles que vieram antes e seguir o mesmo caminho de compaixão, integridade e ética.
A Professora homenageada Saara Neri agradeceu a homenagem e frisou que muitos dos alunos precisam se ajustar à nova realidade, alguns até pela distância. “A caminhada não é solitária, confiem uns nos outros. Tenham empatia em tudo que fizerem e cuidem bem dos pacientes”. Também falou da importância de cuidarem da própria saúde mental, dadas a complexidade e as exigências da carreira médica. Logo após sua fala, ela foi calorosamente aplaudida por todos.
O acadêmico Rhaurd Cristhian falou do acolhimento proporcionado pela Atlética Marreta e convidou os novos alunos a participarem não somente das atividades esportivas, mas das várias ações desenvolvidas pelos membros, incluindo a música, as festas e a participação em ações sociais voltadas para a comunidade, cultivando amizades e colecionando memórias que marcarão suas vidas.
Um dos momentos mais aguardados pelo público, foi a apresentação da Bateria Batucacique, da Atlética Marreta, que se apresentou e divertiu a todos com muita empolgação e euforia, o que gerou diversos cliques dos presentes no auditório.
Como já é tradição, os nossos veteranos apadrinharam os colegas que estão iniciando, neste momento especial, onde foram feitas as boas-vindas. Os jalecos foram colocados nos calouros pelos familiares e/ou pelos padrinhos, simbolizando a importância dos mesmos na vida dos calouros. Pais, familiares e amigos prestigiaram a entrega, apoiando e realizando diversos registros através dos aparelhos celulares.
O evento foi realizado no Auditório da Unidade 2 do Centro Universitário São Lucas.
Após estarem vestidos com os jalecos, os calouros prestaram o juramento, comprometendo-se em seguir rigorosamente as normas de biossegurança com responsabilidade e critério, baseados na integridade e na ética.