Campanha em combate as hepatites virais mobilizou a comunidade acadêmica da São Lucas
Na última quinta-feira, dia 28 de julho foi comemorado o Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais. O Centro Universitário São Lucas por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) realizou nos dias 28 e 29 de julho no campus da instituição a campanha de testes rápidos, tendo como objetivo detectar e orientar as possíveis os possíveis contágios destas doenças bem como também HIV e Sifilis. A campanha foi realizada com suporte da Coordenação do Núcleo de DST/HIV da AGEVISA e SEMUSA.
A campanha foi realizada com quatro enfermeiros capacitados, acadêmicos do curso de Enfermagem e da enfermeira do SESMT, Vanessa Virgulino que destacou a importância do teste. “Quanto mais cedo à doença for diagnosticada, o paciente terá mais chance de cura ou uma melhor qualidade de vida.”, frisou.
Durante os dois dias 300 pessoas entre acadêmicos, colaboradores e visitantes da São Lucas foram atendidos totalizando 1.200testes rápidos entre, Hepatite B e C, Sifilis e HIV.
A enfermeira do SESMT afirmou que a procura e aceitação pela a realização do teste foi alta e de grande satisfação para a equipe de trabalho. “Pudemos orientar e conscientizar uma parte da nossa população de uma doença que muitas vezes são suscetíveis, porém, sem o mínimo de preocupação e cuidados devidos.”, concluiu.