Campanha da Voz da São Lucas entre as três melhores do Brasil

 

A Campanha da Voz realizada neste ano pela Faculdade São Lucas está entre as três melhores do Brasil, de acordo com anúncio feito pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, que concluiu a primeira etapa do concurso Melhor Campanha da Voz que contou com 14 campanhas concorrentes, as quais foram avaliadas por 10 juízes. Em 2012, pela primeira vez a campanha abrangeu três categorias distintas: Instituições de Ensino, Empresas e Serviços de Saúde. Os três finalistas da categoria Instituição de Ensino do Prêmio Melhor Campanha da Voz são: Campanha da Voz da Faculdade São Lucas (Porto Velho-RO), Campanha da Voz da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Campanha da Voz da Universidade Guarulhos (UNG). A Comissão de Eventos do Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia destacou o elevado nível de qualidade de todas as campanhas, cujos coordenadores das campanhas serão homenageados na reunião que acontecerá no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, em Brasília, no final de outubro.

A Campanha da Voz é realizada anualmente sempre no mês de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Voz (16 de abril). Na Faculdade São Lucas, a campanha é realizada pelo Departamento de Fonoaudiologia envolvendo professores e acadêmicos em atividades de conscientização e prevenção. Neste ano, a Campanha da Voz desenvolveu atividades em conjunto com o Projeto São Lucas Solidário na Escola D. Pedro I, localizada no Conjunto Guaporé, zona sul da cidade, através de oficinas destinadas aos professores sobre cuidados específicos com a voz. Alunos e professores do curso de fonoaudiologia da Faculdade São Lucas distribuíram um kit de higiene vocal, composto por um litro de água mineral, uma maçã e um folder educativo. Além disso, a campanha da voz ainda atuou com a distribuição do kit no campus da faculdade e em pontos estratégicos do sistema viário de Porto Velho.

Pelo segundo ano consecutivo, a Campanha da Voz realizada pela Faculdade São Lucas repercute positivamente no país. Em 2011 ficou entre as 10 melhores, enquanto neste ano disputa o prêmio de melhor campanha em nível nacional. Para a professora Daniele de Oliveira Brito, coordenadora da campanha da São Lucas, essa conquista é resultado do trabalho integrado de docentes e acadêmicos do curso de fonoaudiologia, que participam ativa e diretamente de todas as campanhas, numa grande demonstração de que a fonoaudiologia cresce e está cada vez mais fortalecida no estado. “Estamos confiantes, apesar da disputa com duas instituições mais fortes e tradicionais”, disse Daniele Brito. Ela destaca que a campanha teve como objetivos propiciar o entendimento da voz como expressividade, veículo de relacionamento, afeto e de trabalho, promovendo ações que visam à conscientização da sociedade quanto à importância da saúde da voz e em suas várias dimensões.