Biologia tem nove trabalhos aprovados para a SBPC
O Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade São Lucas teve nove trabalhos científicos aprovados para serem apresentados na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 22 a 27 de julho, na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco, e terá como tema central "Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras".
Trabalhos aprovados
1. Novo registro de Polyporus udus Jungh (Basidiomycota) para Amazônia Brasileira (Angelina de Meiras Ottoni, Samuel Oliveira Almeida, Fábio Resadore, Henrique Cruz Amarante Arantes, Allyne Christina Gomes Silva)
2. Levantamento de espécies de fungos poróides do sítio primavera, Porto Velho, Rondônia (Angelina de Meiras Ottoni, Samuel Oliveira Almeida, Deniê da Silva Ferreira, Henrique Cruz Amarante Arantes, Allyne Christina Gomes Silva)
3. Análise da mutagenicidade do extrato aquoso de Maytenus guyanensis Klotzsch ex Reissek (Celastraceae), Xixuá Amazônico (Renato Abreu Lima)
4. Avaliação da Toxicidade do extrato aquoso de Maytenus guyanensis Klotzsch ex Reissek (Celastraceae), Xixuá Amazônico (Renato Abreu Lima)
5. Avaliação da atividade antioxidante pelo método do DPPH da sobrecasca de Maytenus guianensis (Celastraceae) (Renato Abreu Lima)
6. Identificação de metabólitos secundários no extrato etanólico das folhas de Solanum lycocarpum Hook (Ana Lima Duarte, Felipe Cavalcanti, Camila Maciel e Anselmo Ferrer).
7. Identificação de metabólitos secundários no extrato etanólico dos frutos de Solanum lycocarpum Hook (Ana Lima Duarte, Felipe Cavalcanti, Camila Maciel e Anselmo Ferrer).
8. Identificação de classes de metabólitos secundários no extrato etanólico das inflorescências de Solanum lycocarpum Hook (Ana Lima Duarte, Felipe Cavalcanti, Camila Maciel e Anselmo Ferrer).
9. Conhecimento popular do cuidado com a Saúde infantil utilizando plantas medicinais em Porto Velho, RO. (Alexandra Landin de Santana, Claúdia Siqueira, Ana Cristina Ramos de Souza).
Entre as novidades, esta Reunião Anual da SBPC contará com a participação das principais associações científicas dos Estados Unidos, da China, da Europa e da Índia, além de pesquisadores renomados da América Latina, que atuarão nos debates sobre temas de impacto em política científica. Estarão presentes dirigentes da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), a Associação Chinesa para a Ciência e a Tecnologia (CAST, na sigla em inglês), a Associação Europeia para Ciência (EuroScience) e o Congresso de Associações de Ciência da Índia (ISCA). A proposta é de que essas instituições participem de debates sobre um determinado tema de impacto em política científica.
Outro evento inédito previsto para a Reunião Anual é a programação batizada de “Dia da Família na Ciência”, que passará a fazer parte das reuniões anuais da SBPC. Tradicionalmente, elas começavam no domingo e encerravam na sexta-feira, da mesma semana. A de Rio Branco será a primeira que começará numa terça-feira, com encerramento no domingo, da mesma semana. A intenção é atrair as famílias e a população de forma geral para o maior evento científico do Brasil. Na ocasião, serão realizados eventos dedicados à família em programas como a SBPC Jovem e ExpoT&C, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.
Já tradicional, a programação do evento contará com centenas de atividades, entre conferências, mesas-redondas, encontros e sessões especiais, das quais participarão cientistas renomados de todo o mundo para discutir políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação, educação, saúde e meio ambiente, além de difundir o conhecimento científico nas mais diversas áreas.