Biologia leva trabalhos científicos ao Seminário de Educação
A Faculdade São Lucas participou do V Seminário de Educação realizado na Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, numa iniciativa que procura articular sob uma temática comum, as diferentes produções e preocupações dos educadores e pesquisadores da área de educação em Rondônia. O objetivo do evento é criar um espaço para o fortalecimento de ações sociais, científicas e políticas capazes de gerar não só novos conhecimentos, mas também estimular novas propostas de intervenção em favor das populações historicamente excluídas das políticas públicas de educação escolar. O V Seminário de Educação destacou como tema central “A interculturalidade no espaço escolar: Da indiferença ao diferente - impasses, alternativas e caminhos”, operando alguns recortes, privilegiando nesse momento a raça, cor, gênero e sexualidade, de modo a aprofundar algumas dimensões da diversidade. Os trabalhos científicos apresentados durante o evento foram produzidos pelos acadêmicos do 6º e 7º período de Ciências Biológicas durante a disciplina Prática de Ensino-Aprendizagem em Ciências Biológicas ministrada pelo Prof. Me. Renato Abreu Lima, que orientou as alunas na produção dos trabalhos. Foram destacados os temas “A importância da paródia musical na aprendizagem”, de autoria de Angelina de Meiras Ottoni, Elen Fonseca Façanha, Indiara Queiroz Valente e Renato Abreu Lima; “Relato de experiência: O estágio supervisionado em Biologia em uma escola pública do Município de Porto Velho” e “Aplicação de um projeto pedagógico em uma escola pública no Município de Porto Velho”, de autoria de Caroline Mitsutake e Renato Abreu Lima; “O ensino de Ciências Naturais: Uma experiência vivida em estágio supervisionado em Porto Velho”, de autoria de Claudia Siqueira de Oliveira, Laiza Nunes Limana, Suellen Monteiro de Araujo e Renato Abreu Lima; “Paródia musicial: um recurso didático aplicado no ensino de Biologia em uma escola pública no Município de Porto Velho”, de autoria de Daniele Bezerra Gomes, Flávio Igor de Souza Matos, Patrícia Guedes Nogueira e Renato Abreu Lima; “O ensino do sistema nervoso central por meio de paródia musical em uma escola pública no Município de Porto Velho”, de autoria de Elen Fonseca Façanha, Indiara Queiroz Valente, Angelina de Meiras Ottoni e Renato Abreu Lima; “Elaboração e aplicação de um material didático para o ensino de Biologia”, de autoria de Elisângela Silva Barbosa, Marjorie Jessica Melo Nascimento e Renato Abreu Lima; “Jogo ecológico aplicado no ensino de Biologia em uma escola pública no Município de Porto Velho”, de autoria de Jaqueline Rodrigues de Souza, Eloísa Santana Paz e Renato Abreu Lima; “Biomímica: um jogo didático aplicado em uma escola pública no Município de Porto Velho”, de autoria de Renato Abreu Lima e Hecylana Oliveira de Melo; “Prática de ensino em Ciências Biológicas: um relato de experiência na Faculdade São Lucas”, de autoria de Jéssica Silva Felix Bastos e Renato Abreu Lima; “Utilizando a microscopia por meio da experimentação no ensino de Biologia no Município de Porto Velho”, de autoria de Maria de Fátima Rodrigues Aguiar, Edson Cruz e Renato Abreu Lima; e “O ensino de educação ambiental como fator de conscientização aos alunos do ensino fundamental em uma escola pública no Município de Porto Velho,” de autoria de Társila dos Santos Malta, Fernanda Cristina Barros, Fabrine Brito Cruz, Jéssica Félix da Silva Bastos, Alisson Macêdo e Renato Abreu Lima.