Avaliação institucional movimenta a São Lucas
Acadêmicos, docentes e colaboradores da Faculdade São Lucas estão sendo mobilizados em processo de avaliação institucional coordenada pela CPA (Comissão Própria de Avaliação), que prevê duas etapas distintas, conforme informou o professor Luiz Carlos Bianco, Coordenador da Comissão. A primeira etapa, de 6 a 26 deste mês, consiste na avaliação administrativa, enquanto a segunda etapa, de 5 a 25 de novembro, será a avaliação pedagógica, na qual os alunos avaliarão os professores. Segundo o coordenador da CPA, cada categoria responderá a um questionário específico, que pode ser acessado através do link CPA no site da instituição. Nesta primeira etapa, os questionários estarão voltados primordialmente para o processo avaliativo do ponto de vista Institucional, enquanto na segunda etapa os alunos responderão aos questionamentos formulados para avaliar os seus docentes.
O professor Luiz Carlos Bianco acrescentou que o objetivo é envolver a comunidade acadêmica, o corpo docente e os colaboradores no processo de avaliação da instituição onde estudam e trabalham. “A avaliação é imprescindível para a Instituição porque permite levantar potencialidades, contribuindo para que possa ser sugerida a implantação de melhorias”, frisou o coordenador da CPA, mencionando que a avaliação faz parte da autoavaliação institucional determinada pelo MEC (Ministério da Educação), conforme legislação do ensino superior (Sinaes). Bianco informou que o processo de avaliação institucional terá como foco as dimensões “Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional”, “Política para o Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação”, “Responsabilidade Social”, “Comunicação com a Sociedade”, “Políticas de Pessoal”, “Organização e Gestão da Instituição”, “Infraestrutura Física”, “Planejamento e Avaliação”, “Políticas de Atendimento aos Acadêmicos e Egressos” e “Sustentabilidade Financeira”.