Área ambiental expande oferta de vagas para biólogos
Até bem pouco tempo o mercado de trabalho ficava restrito às áreas da saúde ou ensino, no entanto hoje a realidade dos biólogos é outra. Quem gosta de plantas e animais, domina a legislação e possui perfil empreendedor tem boas chances de conquistar uma vaga na área ambiental, que ampliou as oportunidades aos biólogos e criou um nicho que absorve também os recém-formados. Institutos de pesquisa na iniciativa pública ou privada, museus zoológicos e reservas naturais são locais que empregam os profissionais que estudam a vida e se enveredam para o meio ambiente. Há, também, a opção de trabalhar como autônomo prestando consultoria a empreendimentos que têm de construir sem desrespeitar a natureza.
De acordo com a bióloga Maricélia Cantanhede, do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade São Lucas, nos últimos anos, as questões ambientais têm repercutido de forma mais acentuada diante do esgotamento dos recursos naturais. Para ela, o biólogo é importante porque trabalha a educação ambiental, sensibilizando para a preservação e criando mecanismos para reverter ou minimizar os impactos de problemas já instalados, a exemplo da poluição, esgoto sanitário e degradação ambiental.
Maricélia Cantanhede observa que o mercado de trabalho tem buscado profissionais que desenvolvam consultorias na área ambiental e as grandes empresas já contam com profissionais biólogos que têm a incumbência de realizar estudos e criar mecanismos para a solução de questões ambientais. “Atualmente o biólogo que atua na área ambiental é muito mais valorizado, por conta da grande necessidade de um trabalho específico e preventivo na área ambiental”, destaca.
O biólogo estuda as relações entre o homem e a natureza para preservar os recursos ambientais e suas relações. O mercado, antes bastante limitado à docência, ampliou a oportunidade para os profissionais na área ambiental e, principalmente, na ecologia. Em função da legislação ambiental, a ecologia está em alta nas áreas aplicadas de resíduos sólidos, recursos hídricos, saneamento ambiental, gerenciamento ambiental e levantamentos de fauna ou flora. O biólogo poderá formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada aos diversos setores da Biologia ou a ela ligados.
Também constituem campo de atuação para o biólogo a preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades provenientes desses trabalhos, bem como, realizar perícias, emitir e assinar laudos técnicos. Mas, o profissional precisa estar preparado para mudanças, enfrentando novas situações e desafios que vem atingindo o mundo ao longo dos anos, e que afetam drasticamente o ser humano e o meio ambiente.