Alunos da Escola Padre Chiquinho participam do projeto Eu na Sala Verde
Aconteceu no dia 02 de setembro na Faculdade São Lucas o projeto “Eu na Sala Verde” com os alunos da Escola Municipal Padre Chiquinho. O projeto tem como objetivo promover atividades e dinâmicas nas dependências da faculdade.
Este projeto é realizado mensalmente com duração de 4 horas. As escolas convidadas têm a oportunidade de trazer seus os alunos para realizar atividades de cunho educativo sobre a temática ambiental; desenvolver o pensamento crítico e criativo do público; promover reflexão e respeito da qualidade nutricional e qualidade de vida e elaborar uma horta suspensa e sustentável.
A Professora da Escola Municipal Padre Chiquinho, Sâmia Maria Granjeiro, falou sobre o vínculo que existe entre a Faculdade São Lucas e a escola. “Os acadêmicos da Faculdade sempre vão até a escola fazer orientações e atendimentos nas diferentes áreas. O diferencial deste projeto “Eu na Sala Verde” é poder trazer os alunos ao ambiente acadêmico e despertar neles ainda mais a vontade de continuar estudando.” A professora avaliou que essa iniciativa amplia os horizontes das crianças. “Entrar, ver, conhecer e aprender sobre alguns temas de meio ambiente e saúde em uma faculdade como a São Lucas para os alunos da escola é uma oportunidade de vivenciar coisas novas e que iremos discutir e trabalhar em sala de aula, fazendo com que o aprendizado seja muito melhor.”, assinalou.
Os estudantes da Escola Municipal Padre Chiquinho gostaram de participar do projeto da Sala Verde. Gabriel Alves de Lima nunca tinha entrado em uma faculdade e apontou o que mais lhe chamou atenção. “O que eu mais gostei foi o laboratório de Zoologia onde eu pude ver os animais, pegar em uma cobra e saber como que é a sensação. Foi muito bom. Eu gostaria de voltar porque achei muito interessante tudo o que eu aprendi aqui.” Outro aluno que estava muito animado com a visita foi o estudante Renan Leitão Barreto, ele disse que foi uma manhã diferente da rotina e muito agradável. Com o mesmo pensamento o estudante Gleidison de Freitas Coral também contou como foi participar do projeto “Eu na Sala Verde”. “Foi tudo ótimo. Aqui eu aprendi a forma correta de escovar os dentes, plantei uma muda de plantinha, fiz um alongamento relaxante e ainda vi vários animais que eu estudo nos livros.”, destacou.
A coordenadora do projeto “Eu na Sala Verde” Jéssica Félix frisou que essa é a quarta edição do projeto e a Escola Municipal Padre Chiquinho foi convidada para participar por iniciativa de uma funcionária da escola que solicitou uma parceria com a Sala Verde da Faculdade São Lucas. “Os alunos vieram até a Faculdade e tiveram uma manhã com atividades voltadas para a educação ambiental onde eles fizeram coleta seletiva, conheceram o laboratório de Zoologia, fizeram atividades de fisioterapia com alongamentos e atividades voltadas para o público infantil, construíram uma hortinha com material reutilizado (garrafa pet) trazido por eles mesmos e finalizou com escovação, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal.”, afirmou a coordenadora.
A estagiária do curso de Biologia, Ingrid Sabrina de Souza Nogueira analisou de como que é para ela participar dessas atividades. “A equipe que trabalha no projeto aprende muito com as crianças, e elas também aprendem muito com nossas orientações. De forma lúdica elas adquirem conhecimento e passam para os amigos e familiares tudo o que aprenderam aqui da faculdade.”