Aluno de Odontologia apresenta trabalho de metodologia ativa na 53 ABENO
GladistonWilliam Lobo Rodrigues, aluno do 6° semestre do curso de Odontologia do Centro Universitário São Lucas (UniSL), apresentou um trabalho de metodologia ativa no 53°Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). O evento aconteceu em Brasília, do dia 11 a 13 de julho. O interesse pelo trabalho que tem como tema “Aplicação do método 300 no curso de Odontologia em Rondônia”, surgiu após uma observação feita pelo aluno e pelo Prof. Dr. Gustav Guimarães, orientador do projeto. Notamos que o índice de reprovação dos alunos pertencentes a disciplina de pré-clínica odontológica I é alto, foi quando eu e meu orientador vimos que precisávamos busca uma alternativa para suprir essa demanda, e então encontramos o método 300”, contou o aluno. A metodologia criada por Ricardo Ramos Fragellitem como intuito motivar os alunos em sala de aula por meio de uma inversão de papéis: os estudantes é que vão ao quadro resolver questões de maneira colaborativa, formam grupos para ensinar determinados conteúdos aos colegas, elaboram e corrigem questões. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Gustav Guimarães junto a Profa. Dra. Maria Rosa, coorientadora. Além deles, participaram também deste projeto a Pró-reitora Acadêmica Eloá Gazola e o prof. Dr. Luciano Tavares Ângelo Cintra da FOA – UNESP de Araçatuba, ambos como coautores. O interesse do aluno por participar de congressos odontológicos surgiu logo no começo da faculdade, e foi pesquisando pelos principais eventos da área que Gladiston conheceu o ABENO. “Quando aplicamos a metodologia, um dos nossos sonhos era participar da ABENO, e quando divulgaram que nosso trabalho havia sido aprovado, foi um momento de muita alegria e euforia”, lembrou. O Prof. Dr. Gustav Guimarães ressaltou a importância da participação dos alunos em eventos acadêmicos. “A participação em eventos de iniciação científica, para o acadêmico, é fundamental para sua formação profissional, já que a relação ensino /pesquisa é indissociável, além de ser uma experiência para elucidação de alguns temas que ainda necessitam de mais esclarecimentos”. “Não tem como expressar ao certo como foi apresentar um trabalho no maior evento de ensino odontológico no Brasil, isso marcou muito minha vida. Sem contar que tive a oportunidade de conversa e interagir com alunos de instituições bem consolidadas de todo o Brasil, além de conhecer excelentes professores”, finalizou Gladiston.