Alerta: Cuidado com a Dengue, ela pode matar!

 

Com a chegada da temporada de chuva na Amazônia ocorre o aumento na proliferação de mosquitos. Dentre esses mosquitos é importante destacar o mosquito transmissor da dengue, doença que está se tornando uma ameaça a saúde pública no estado de Rondônia.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a dengue está se expandido rapidamente, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

A dengue é transmitida por duas espécies de mosquitos: Aedes aegypti e Aedes albopictus. Essas duas espécies picam durante o dia, diferente do mosquito comum (Culex), que tem atividade à noite. Além de transmitir a dengue, o Aedes aegypti transmite também a febre amarela.

Esses mosquitos proliferam-se em qualquer local onde ocorra acúmulo de água parada (pneus, caixas d'água, vasos de plantas etc). O estado de Rondônia está em alerta devido ao período de chuva na região.

O tipo mais perigoso de dengue, chamado de hemorrágica, está se tornando cada vez mais comum. Antes, a dengue hemorrágica acontecia quando a pessoa era infectada pelo vírus da dengue pela segunda vez. Agora, a forma mais comum é a pessoa ser contaminada pela primeira vez e já contrair esse tipo da doença. Isso acontece porque o vírus da dengue está passando por mutações, deixando-o cada vez mais perigoso.

Os sintomas mais comuns da dengue são: manchas na pele, enjoo, vômitos, febre, cansaço, dor pelo corpo. Caso apareçam sintomas mais graves como vômitos com sangue ou cólicas abdominais, procure um médico imediatamente.

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação dos mosquitos.

Por isso fique atendo a algumas dicas:

Deixe a caixa d'água fechada; guarde garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo; coloque areia nos pratinhos das plantas ou xaxins; não deixe acumular água em pneus, copinhos descartáveis. 

De acordo com o site G1/RO, mais de 300 casos da doença já foram notificados este ano em Porto Velho. O Exército vai auxiliar agentes de saúde no combate à dengue na capital.

 A Faculdade São Lucas alerta a população sobre os perigos da dengue, num ato de respeito e cidadania para com todos.