Administração está entre as carreiras que mais vão contratar em 2013
Estudo feito pela empresa americana, CareerBuilder, aponta que a profissão de administrador está entre as carreiras que mais irá contratar em 2013. A análise foi feita com base na entrevista de 6.000 gerentes de contratação de diversas empresas multinacionais e mostrou que a oportunidade de trabalho em países como a Rússia, Índia, China e Brasil está projetada para ser a maior que outros mercados.
No Brasil, a Administração está entre as profissões que mais devem recrutar profissionais este ano. Em um contexto nacional, é a área que tem maior número de acadêmicos se comparada às demais. Apesar da grande demanda de formados todos os anos, ainda há falta de mão de obra no mercado, a maioria não sabe usar o conhecimento adquirido durante a graduação para ampliar as oportunidades. Alguns nem sabem que existem diversos setores públicos e privados para atuação com valores remuneratórios elevados. Um exemplo disso são os concursos públicos para auditor fiscal em todas as esferas, federal, estadual ou municipal, onde o salário pode superar de um juiz.
Para o professor Clébio Billiany de Matos, coordenador do curso da Faculdade São Lucas, administração é tudo aquilo que envolve planejamento, organização e gerenciamento no seu dia-a-dia, sejam na vida pessoal ou em uma empresa. “Todos somos administradores de nossas vidas. A partir do momento que planejamos, organizamos e conduzimos nossos gastos estamos praticando administração”, explicou Clébio.
De acordo com ele, em Rondônia, com a construção das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, muitas empresas se instalaram no estado e a busca por profissionais capacitados aumentou consideravelmente gerando uma escassez no mercado. “Nosso estado tem muita necessidade de profissionais nos setores de agronegócios, meio ambiente e rural. São áreas de administração que cresceram muito em Rondônia e falta mão de obra qualificada para atuar nesses setores”, declarou o professor.
Muitos acadêmicos são requisitados para atuar como estagiários nas empresas instaladas em Rondônia. Alguns são contratados assim que concluem a graduação. “Focamos na visão generalista dos nossos acadêmicos para que o mesmo possa atuar em diversas áreas dentro do contexto da administração e ao mesmo tempo, ampliar essa atuação para outras áreas do mercado como, contabilidade, direito, economia, planejamento entre outros”, finalizou.