Ação da São Lucas prepara caminhada para celebrar o Dia Mundial do Autismo
Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo a Faculdade São Lucas por meio da coordenação do curso de Fonoaudiologia preparou juntamente com acadêmicos e professores a “I Caminhada de Conscientização do Autismo”, na tarde de sábado (02) no espaço Alternativo em Porto Velho.
O autismo é um distúrbio do desenvolvimento, com causas desconhecidas e que normalmente surgem nos 3 primeiros anos de vida da criança e que de acordo com a ONU atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo, destes, quase 2 milhões são brasileiros. Em crianças a síndrome é mais comum que o câncer, AIDS e o diabetes.
A ação teve o objetivo de conscientizar a comunidade, por meio de panfletos e orientações, para a importância do diagnóstico clínico e o tratamento do transtorno que deverá ser realizado com especialistas das áreas de neurologia, fonoaudiologia e psicopedagogia para o acompanhamento do paciente.
“Nossa ação é juntamente com os acadêmicos de vários períodos do curso de Fonoaudiologia, assim como os alunos que atendem na clínica da própria Instituição de Ensino, cujo estágio abrange tanto o autismo como também outras áreas ligadas à saúde”, afirmou a coordenadora interina do curso, professora especialista Tames Cristina Oliveira Lima.
De acordo com a professora Isis Pereira Dutra, responsável pelo estágio supervisionado dos acadêmicos, a programação foi preparada para orientar os pais e responsáveis dos pacientes no decorrer da semana com palestra ministrada pela psicóloga Carol Gomes sob o tema: “Motivação”; e, reunião com especialistas ligados à área. “Nosso intuito é conscientizar essas pessoas e levar informações de como lidar com o autismo”, declarou a professora.
Para a acadêmica Josimara Cabral, é muito importante para o profissional esses contato com os pacientes. “Durante os atendimentos é que percebemos a importância da fonoaudiologia para o tratamento e no desenvolvimento da comunicação e convívio social do paciente”, ressaltou.
Atualmente a Faculdade São Lucas atende 18 crianças autistas, no estágio de Fonoaudiologia, em sua maioria do sexo masculino.