Acadêmicos realizam campanha contra o tabagismo

Acadêmicos integrantes da LAFIR-RO (Liga Acadêmica de Fisioterapia Respiratória de Rondônia) e da LAMFC-RO (Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade de Rondônia) realizaram, no campus da Faculdade São Lucas, uma campanha de conscientização e combate ao tabagismo com a distribuição de folderes contendo informações sobre os malefícios causados pelo tabaco. A iniciativa leva em consideração que o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

 

A OMS estima que um terço da população mundial adulta, em torno de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes, e pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.

 

O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos).