Acadêmicos participam do Fórum Profissional de Enfermagem

O Fórum Profissional de Enfermagem realizado para alunos dos períodos iniciais do curso aconteceu nesta quarta-feira (06), no auditório da Faculdade São Lucas. O objetivo é apresentar para os acadêmicos por meio de profissionais da área outros setores de atuação do enfermeiro que vão muito além das clínicas e hospitais.

 

O enfermeiro encontra diversos setores para se dedicar. Ele pode atuar como integrante da equipe médica de um hospital, da área de saúde de empresas, acompanhar pacientes em fase de tratamento domiciliar e trabalhar em laboratórios junto a farmacêuticos. Também, pode trabalhar junto ao governo em programas de saúde e equipes que fazem a vigilância sanitária de empresas, escolas entre outros estabelecimentos comerciais.

 

Para a professora Rosa Maria a importância está na qualidade dos trabalhos apresentados para que o profissional possa se destacar em sua atuação. “O mercado para o enfermeiro é muito amplo, mas requer muita dedicação e responsabilidade, fora a assistência direta com o paciente”, frisou.

 

A gerente de enfermagem do Cemetron, egressa da faculdade, enfermeira Michelli Oliveira, palestrante convidada, reforçou a importância do Fórum para tirar as dúvidas dos acadêmicos e, principalmente, mostrar que a profissão exige muito empenho e um aprendizado diário. “O principal é cuidar e compartilhar da dor dos pacientes sem esperar nada em troca, apoiar nas suas fragilidades”, enfatizou Michelli.

 

Na oportunidade o coordenador de estágio do curso, professor César, fez uma explanação sobre a profissão abordando alguns pontos como a segurança do paciente, o envolvimento emocional do profissional que deve ser contido para não atrapalhar o atendimento. “A emoção faz parte da profissão e sempre é bom haver esse sentimento, mas devemos controlá-la de modo que não atrapalhe o andamento dos trabalhos”, explicou o professor.

 

Além da experiência profissional outra recomendação está relacionada ao trabalho em equipe. “O enfermeiro deve estar atendo a tudo ao seu redor, desde a preocupação com um cesto de lixo até o ambiente se está adequado para a recuperação do paciente” finalizou.