Acadêmicos participam de Trote Solidário no Centro Universitário São Lucas

Marcando o início do segundo semestre, o Centro Universitário São Lucas realiza de 01 á 06 de agosto a Acolhida aos Calouros e o Trote Solidário 2016.2, com uma série de atividades especiais com intuito de apresentar o Centro Universitário e promover a integração entre ingressantes, veteranos e docentes. A programação também visa incentivar a prática de ações solidárias e educativas.

 

 O Trote Solidário tem um papel social e transformador, esta edição tem como tema “São Lucas contra a violência”, elaborando temas atuais como; Violência contra a Mulher, Preconceito Racial, Identidade de Gênero e toda e qualquer forma de violência contra o ser humano, ressaltando a importância desta discursão e conscientização de acadêmicos Calouros e Veteranos quanto à discriminação.

 

No dia 04 de agosto aconteceu na São Lucas a palestra; Identidade de Gênero com a palestrante Karen Oliveira Diogo, membro do Grupo Comcil (Comunidade Cidadã Livre).

 

Na ocasião a palestrante transexual contou que ao chegar à sala de aula os alunos estavam ansiosos sem saber o que iria acontecer, mas logo depois relaxaram e prestaram atenção nas explicações. “Para a maioria dos estudantes foi a primeira vez que eles tiveram aula com uma palestrante Transexual, eu percebi que eles tinham muita curiosidade sobre o assunto. Depois da palestra alguns alunos vieram contar que decidiram fazer um trabalho sobre o assunto da palestra. Eu fico muito feliz pois a identidade de gênero precisa ser debatido para abolir o pré-conceito.”  Karen  finalizou agradecendo o convite da Coordenação de Extensão, Cultura e Esporte da São Lucas. “Foi muito interessante participar dessa atividade com os acadêmicos, acredito que a São Lucas estar preparando ótimos profissionais, pois esse conhecimento levado a eles quase não é ensinado nas escolas.” concluiu. Na palestra aconteceu uma apresentação especial da artista Renata Evans, que exibiu de forma teatral situações reais das quais pessoas LGBTS enfrentam.

 

De acordo com a coordenadora de Extensão, Cultura e Esporte do Centro Universitário São Lucas, Maricélia Cantanhêde o objetivo do Trote Solidário é aproveitar o momento para aprender, discutir e gastar energia com temas relevantes para que o acadêmico exponha sua criatividade, senso crítico, e solidariedade e esqueça a ideia de realizar os trotes violentos com violência gratuita e brincadeiras de mau gosto.