Acadêmicos do UniSL debatem a mediação no código de processo civil, dimensões práticas
Com foco no Código do Processo Civil de 2015, a professora Adriana Vieira da Costa preparou o curso sobre “Mediação no código de processo civil: dimensões práticas”, ministrado no sábado (02), no Centro Universitário São Lucas para acadêmicos e profissionais da área de direito.
A ideia do curso é promover o interesse por essa parte da pesquisa, promoção de proximidade, interação e conscientização com a sociedade para conhecimento dessas questões de suma importância que a sociedade não pode ficar alheia. A programação incluiu demonstrações praticas com oficinas para interação do aluno com o tipo de método de resolução de conflito.
De acordo com a professora é importante promover a inquietude com relação a esses temas que muitas vezes são polêmicos dentro da discussão cientifica. Saber que existem outras formas de resolver uma ação sem precisar chegar ao extremo de uma sentença onde somente um lado sai satisfeito com o resultado.
“O importante agora que possamos solucionar o conflito de uma maneira pacifica e não necessariamente a partir de uma decisão unilateral ou policentrica do juiz de direito por meio de uma sentença. Acredito que esse curso trará o papel da gente poder mitigar essa cultura do litigio. Trazer conhecimentos que muitas vezes a grade curricular não abrange e o curso tem esse benefício para a sociedade como um todo”, esclarece a professora.
“Esses cursos oferecidos trazem à discussão temas importantes. Então temos o assunto em sala de aula e nos cursos temos o complemento que nos auxilia no entendimento” afirma Jaqueline Lima, acadêmica do 5º período de direito.
A aluna Maria Rezende acrescentou, “gosto dos cursos porque consigo aprofundar mais o que vemos na sala de aula, além das dinâmicas diferenciadas e as práticas com oficinas que trazem ótimos resultados de aprendizado”, conclui.