Acadêmicos debatem sobre Saúde Mental no quarto Seminário de Valorização da Vida e Prevenção do Comportamento Autolesivo

Os alunos do Centro Universitário São Lucas, participaram nos dias 20, 21 e 22 de setembro, do 4º Seminário de Valorização da Vida e Prevenção do Comportamento Auto Lesivo, coordenado pelo Professor Especialista em Saúde da Família, Helton Camilo Teixeira. O seminário faz parte das atividades relacionadas ao Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicido.

 

O intuito era trazer para debate e discussão assuntos relacionados ao tema e mobilizar acadêmicos e profissionais da saúde a estarem atentos quanto aos cuidados voltados para a saúde mental com intuito de valorizar a vida e estimular as estratégias de prevenção do suicídio.

 

O evento está em seu 4º ano de atividades, e teve início em 2015 junto a campanha do Setembro Amarelo, que surgiu em Brasília por meio do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

 

O Centro Universitário São Lucas foi a primeira Instituição do Estado de Rondônia que iniciou juntamente com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) a campanha do Setembro Amarelo.

 

O Professor Helton Camilo, palestrante e coordenador do evento, destacou a importância da população e profissionais da saúde identificarem comportamentos autolesivos até mesmo para evitar a morte autoprovocada, cujos índices têm aumentado nos últimos anos.

 

“Devemos ser atentos aos sinais e sintomas de indivíduos em sofrimento a fim de orientar e direcionar para atendimento especializado em saúde mental, evitando assim, casos de morte autoprovocada”, concluiu.