Acadêmicos de Enfermagem da São Lucas são premiados na semana de Enfermagem do COREN-RO

Com o tema “O Ser e o Fazer em Enfermagem: Rompendo Paradigmas no Resgate da Identidade Profissional” o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (COREN-RO), deu início dia 10 de maio no município de Cacoal, as atividades inseridas na programação da 24ª Edição da Semana de Enfermagem, aconteceu de 10 a 20 de maio em diversos municípios de Rondônia.

 

A abertura da programação foi feita pela Presidente do COREN-RO, Enfermeira, Ana Paula Santos Cruz. Além de abrir as comemorações da Semana de Enfermagem, a presidente destacou que a Enfermagem em um contexto nacional, ainda há muito o que conquistar. “Principalmente o reconhecimento e a valorização dos profissionais dentro da sociedade”.

 

A semana foi preparada para os profissionais e estudantes de enfermagem que participaram de debates, mesa redonda e palestras e tiveram por objetivo destacar o papel da enfermagem no estado, assim como reconhecer o trabalho realizado por profissionais da área, além de alertar para as condições de trabalho do corpo de enfermagem no estado.

 

Foram abordados temas como: Ensino de Enfermagem a Distância -EAD (com audiências públicas sobre o tema, uma vez que o COREN se posiciona contra o ensino de enfermagem 100% à distância); Formação do Enfermeiro frente às Exigências Sociais; A Essência do Serviço de Enfermagem; Cocching: uma nova identidade no processo do cuidar em enfermagem; Atuação da enfermagem na hemodinâmica; Técnicas de Terapias Holísticas na prática diária do enfermeiro; Ser e fazer em enfermagem: onde estamos e onde queremos chegar? E a Formação acadêmica para o resgate profissional.

 

A coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade São Lucas, Professora Jandra Cibele Rodrigues de Abrantes Pereira Leite, participou da mesa redonda e de acordo com ela, a semana da enfermagem foi de extrema importância para a categoria tendo em vista todo o panorama atual, principalmente no que se refere à valorização profissional. “A abordagem da formação vem justamente mostrar a importância da academia nesse resgate da profissão, pois precisamos formar profissionais com competência para o mercado de trabalho. O COREN está de parabéns por envolver todos os municípios, trazendo uma reflexão e criticidade quanto à assistência que estamos dispensando à população.”, apontou.

 

Em Ariquemes aconteceu apresentação de trabalhos científicos, com premiação de acadêmicos do 5º período de Enfermagem da São Lucas com o primeiro e o segundo lugar, Michelle Santos Queiroz e Gilmar Maia Feitosa Júnior na sequência.

 

O Acadêmico Gilmar Maia destacou a honra de representar a Faculdade São Lucas. “Fiquei realizado profissionalmente, pois eu tenho um planejamento para meu futuro e ser premiado na 24ª semana de enfermagem do COREN RO é uma conquista que só aumenta mais a vontade e planos para minha carreira profissional.”, frisou o estudante.

 

Dia 20 de maio o evento foi finalizado em Porto Velho com diversas palestras, a apresentação teatral dos Anjos da Enfermagem Núcleo (PVH) RO e premiação dos melhores trabalhos científicos.