Acadêmicos de Biomedicina apresentam resultados de trabalhos de imagenologia no Unisl
A atividade extraclasse foi realizada em equipe e os resultados apresentados ao público na noite de sexta-feira (31), no intervalo das aulas no Centro Universitário São Lucas. A finalidade é explicar o processamento da construção da imagem obtidas em exames radiológicos em sua essência.
De acordo com o professor Flávio Martins da Silva, responsável pela disciplina de imagenologia, o curso possui abordagens dos quatro principais exames de imagens, raio-x, radiografia, ressonância magnética e a ultrassom que abrange desde como é realizado até ao funcionamento da imagem.
Ele explicou ainda, que para a aquisição do material, os acadêmicos foram orientados a confeccionar uma máquina fotográfica de pinhole, a partir de materiais recicláveis, para capturar as imagens analisadas. “Essas atividades são importantes para os alunos aprenderem na prática a aquisição das imagens fotográficas que é a base para se fazer a radiografia e fazer a comparação entre elas”, argumentou o professor.
Para fazer a avaliação do desempenho acadêmico, o professor optou pela formação de equipes com quatro alunos e acompanhou o trabalho desde a base separadamente. O resultado foi considerado positivo pela pelos grupos e pode ser apresentado para os demais acadêmicos da própria instituição. “Atividades extraclasse é uma forma descontraída para aprender, é estimulante porque eles veem o resultado do que fizeram e uma forma de fixar mais intensamente o conteúdo porque eles trabalharam em todo o processo”, afirmou professor Flávio.
Para a acadêmica Poliana, o trabalho tem a finalidade de correlacionar e aproximar dois assuntos que são de áreas diferentes, mas que tem algumas definições em comum, que é a biomedicina e a radiografia afim de tornar mais fácil os estudos de alguns processos que envolvem a imagem radiográfica. “Para mim, enquanto acadêmica a importância é aproximar à pratica daquilo que vemos em sala de aula para ampliar nossa aprendizagem”, frisou.