Acadêmicos da São Lucas publicam artigo científico em revista internacional

O curso de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas teve mais um artigo científico publicado na Revista “International Tinnitus Journal”, considerada uma das melhores pelos pesquisadores por publicar pesquisas de grande relevância científicas. Entre os componentes da equipe está a professora da instituição, Virgínia Braz da Silva.

 

Em 2014 a mesma revista publicou o artigo intitulado: “Prevalence of hearing loss in newborns of mothers who had malaria and were treated with antimalaric drugs in pregnancy”, com a participação da professora.

 

Nesta edição, o artigo aborda um dos efeitos colaterais dos medicamentos antimaláricos, a ototoxicidade que ocorre por lesão do sistema auditivo, ocasionando deficiência auditiva. O trabalho trata, mais precisamente, sobre os efeitos que esses medicamentos podem ocasionar na audição do recém-nascido cujas mães realizaram tratamento para malária na gravidez.

 

“A deficiência auditiva na infância é altamente prejudicial para o desenvolvimento infantil, sendo o diagnóstico precoce a única forma de amenizar os efeitos desta deficiência. Para fazer esse diagnóstico é fundamental conhecermos todas as possíveis causas da deficiência, portanto a realização desse estudo é extremamente importante, pois investigou a relação do tratamento da malária, com alta incidência em nossa região, com a perda auditiva no neonato”, afirma Virgínia.

 

Quando perguntada sobre a importância de ter dois artigos publicados na revista, a professora ressaltou que para conseguir a publicação é necessário que os autores submetam seus artigos a uma avaliação por pares e somente após aprovação o mesmo é publicado “A publicação desse trabalho é de grande importância para as instituições envolvidas, pois trata-se de uma publicação em uma revista de qualificação internacional”, finaliza.