Acadêmicos da São Lucas e voluntários do Instituto Anjos da Enfermagem participam do CBCENF na Paraíba
A 18ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) foi realizado no Centro de Convenções de João Pessoa/PB, e contou com a participação dos acadêmicos da São Lucas e voluntários do Instituto Anjos da Enfermagem que apresentaram trabalhos científicos.
Esse ano o CBCENF teve como tema “Desafios Emergentes da Enfermagem Brasileira”, oferecendo aos participantes uma programação científica, com conferências, cursos, painéis, apresentações de experiências, e-posters e lançamentos de livros, atividades simultâneas diversificadas, com encontros e audiência pública.
O objetivo do congresso é contribuir na formação de grupos de voluntários em estados brasileiros, visando favorecer o despertar do profissional de saúde ainda em sua vida acadêmica, para que ele atue como protagonista da saúde social e seja valorizado pelo seu potencial humano. Foram mais de 30 horas de programação, em quatro dias de evento.
Durante o congresso foram aprovados em torno de 20 trabalhos científicos envolvendo os Anjos da Enfermagem, Vanêssa Virgulino coordenadora local do projeto, enfermeira e representante da Faculdade São Lucas, analisa que a produção dos trabalhos científicos é de extrema importância, tanto para os voluntários quanto para o instituto. “O trabalho do Instituto Anjos da Enfermagem é voltado para a formação de estudantes de enfermagem, logo incentivar e estar presente na formação acadêmica é fundamental, pois contribui na especialização e ajuda a construir uma melhor base teórica para os futuros profissionais.”, diz.
“Todos os anos os Anjos de todos os estados comparecem ao CBCENF, esse momento é de grande importância para os voluntários, tendo em vista que é o momento de conhecer seus "irmãos" Anjos, podendo haver troca de culturas e experiências, sabemos que a cultura no Brasil é muito divergente e isso também e pontuado ao realizar esse encontro de "Anjarada".”, apontou a enfermeira Vanêssa.
Os voluntários durante os dias de congresso apresentaram os trabalhos científicos, previamente aprovados, assim como divulgaram o projeto e abrilhantaram o espaço designado a eles para apresentarem os trabalhos lúdicos desenvolvidos em hábito hospitalar, como a musicoterapia.
A coordenadora local do projeto e representante da FSL, Vanêssa destacou a importância da participação dos voluntários no congresso. “É importante para o enriquecimento acadêmico dos mesmos, aguçar a vontade de estudar e aprimorar seus trabalhos, tendo em vista que os Anjos tem como principal objetivo, o tripé, de formação, pesquisa e assistência.”, finalizou.
O acadêmico da São Lucas e voluntário dos Anjos da Enfermagem Whisranielson Alves do Nascimento analisou a participação no congresso como positiva. “Puder vê a dimensão do projeto e o poder que tem a enfermagem quando estamos unidos.”
Tágila Thienne também é acadêmica da São Lucas e Voluntária dos Anjos e foi pela primeira vez ao CBCENF. “O congresso foi gratificante, foi à primeira vez que fui e aprendi muita coisa, com vários profissionais e os acadêmicos. Espero poder ir a outros, para adquirir cada vez mais conhecimentos. Esse congresso me deu mais força de vontade para continuar a caminhada em busca do meu diploma.”, frisou.
Fechando o grupo que foi ao congresso a estudante de enfermagem e voluntária do projeto Anjos da Enfermagem, Elisangela Ribeiro falou que a experiência foi gratificante e muito proveitosa no quesito conhecimento científico. “Pude obter vários conceitos importantes sobre a importância da enfermagem e o papel dela diante da sociedade atual, bem como no sistema de saúde pública e privado. A integração como Anjo foi perfeita, trouxe novas perspectivas ludoterapêuticas e esse contato proporcionou a aprendizagem de novos métodos lúdicos.”, concluiu.