Acadêmicos da São Lucas criam a primeira Liga Acadêmica de Enfermagem e Aleitamento Materno no Brasil

Criada em março de 2016, a Liga Acadêmica de Enfermagem e Aleitamento Materno –LAENFAM é a primeira nesta categoria fundada no Brasil. Após três meses de existência e algumas ações efetivadas foi apresentada ao público na aula inaugural realizada no sábado (4), na Faculdade São Lucas em Porto Velho.

 

Atualmente com 27 ligantes de diferentes instituições de ensino de Rondônia escolhidos por meio de processo seletivo, a LAENFAM foi fundada pelas acadêmicas do 6º período do curso de Enfermagem da São Lucas, Francielen Diniz e Rafaela Lima. A ideia surgiu a partir da disciplina “Saúde da Mulher”, após a professora Edilene Macedo abordar o assunto aleitamento materno e ressaltar a importância do profissional de enfermagem nesse processo.

 

Entre os membros está José Uítalo Alves, acadêmico do 7º período, um dos dois homens ligantes. “Participei do processo seletivo e concorri com 75 pessoas para 25 vagas disponibilizada e passei. Sei que que soa estranho um homem se interessar pelo assunto de aleitamento materno, mas é muito gratificante poder ajudar essas mães que não possuem o conhecimento necessário para cuidar do bebê” argumento o acadêmico.

 

De acordo com a presidente da LAENFAM, Francielen Diniz, o grupo trabalha em parceria com o banco de leite Santa Agata (no hospital de Base) com ações desenvolvidas para a promoção à saúde e doação do leite humano. “Recebemos convite de outros município para pedir ajuda, como foi o caso de uma moradora de Ariquemes que passamos algumas orientações de como cuidar da saúde do bebê, os cuidados com a amamentação e a saúde da mãe no período do resguardo”, frisou Francielen.

 

“A LAENFAM é um sonho, algo que veio fazer com que as palavras se tornem ações concretas para que todo esse conhecimento sejam colocados em benefício da população que precisam, as gestantes, mães, entre outros”, afirmou a professora Edilene Macedo, coordenadora do Banco de Leite Santa Ágata.

 

Para a coordenadora do curso de enfermagem da São Lucas, professora mestre, Jandra Cibele Leite, a troca de conhecimento entre acadêmicos de várias instituições é muito válida. “Estamos felizes por ver essa evolução enquanto acadêmicos, pois são vocês que buscam essa iniciativa. Não existe concorrentes entre as instituições de ensino, existe parceria e isso é de suma importância para compartilhar o aprendizado”, ressaltou a coordenadora.

 

Participaram ainda da cerimônia a presidente do Conselho Regional de Enfermagem-COREN, Ana Paula Santos; enfermeiras; nutricionistas e professores.