Acadêmicos da Faculdade São Lucas participam da Operação Ágata e Aciso em Buritis
Sete acadêmicos da Faculdade São Lucas foram voluntários na Ação Cívico-Social juntamente com o Exército Brasileiro na cidade de Buritis-RO.
A equipe da São Lucas contou com dois acadêmicos de odontologia, três de enfermagem e dois de medicina. Todos saíram da 17ª Brigada de Infantaria de Selva em Porto Velho e foram recebidos pela equipe do Exército que já estava em Buritis. O Exercito Brasileiro preparou toda a infraestrutura para o evento, desde os alojamentos para os alunos, as refeições e as áreas de triagem para o atendimento à comunidade.
O trabalho voluntário foi realizado no Posto de Saúde São Gabriel onde os acadêmicos tiveram a oportunidade de exercer na prática o que aprendem em sala de aula, sempre acompanhados por um profissional de saúde de cada área.
De acordo com o acadêmico de Odontologia Jucimar Silva, participar de ações como essa e ver a dedicação de todos é muito gratificante. “Essas ações passam uma visão muito bonita de humanidade, são grandes os momentos de alegria encontrados com as novas experiências. Quando nos aproximamos da realidade de cada pessoa podemos compreender o desafio da vida no dia a dia. Penso que temos muito a fazer pelas comunidades, eu descobri participando e indo até eles, fazendo e aprendendo com essa experiência maravilhosa.”, destacou o acadêmico que ao se formar em Odontologia pretende continuar sendo voluntário em programas sociais.
Estas ações sociais são realizadas paralelamente às ações operacionais da Ágata 9 que tem como bases o Plano Estratégico de Fronteiras (Decreto Nº 7.496, de 8 de junho de 2011), a Estratégia Nacional de Defesa (Decreto Nº 6703, de 18 de dezembro de 2008) e a Constituição Federal e visa reduzir a ocorrência de crimes fronteiriços e transnacionais na faixa de fronteira terrestre, bem como aumentar a presença do Estado Brasileiro na região.