Acadêmico publica artigo no Portal dos Administradores

O acadêmico Geison Silva, do 8º período do curso de administração da Faculdade São Lucas, publicou o artigo “Altruísmo e compartilhamento da informação para vantagem competitiva” no portal www.administradores.com.br. O artigo destaca que tem sido comum mencionar a palavra globalização apenas como símbolo de modismo num contexto onde surgem novos meios de comunicação cada vez mais rápidos e eficazes, novas tecnologias que forçam as empresas a adotá-las para se manter competitivas. Conforme Geison Silva, isso provoca mudanças nas economias dos países e também no ambiente organizacional. “As empresas, cujos clientes e concorrentes se mantinham delimitados pela sua área regional, hoje se inserem em um ambiente onde seus concorrentes podem estar a milhões de quilômetros de distância de localização e seus clientes dominam sempre novas informações, havendo a necessidade de uma mudança na forma como a empresa atua no mercado e se relaciona com seus clientes e colaboradores”, acentua Geison Silva em seu artigo.

Esse novo paradigma econômico fez com que houvesse atenção maior quanto à importância da gestão do conhecimento no mundo dos negócios. O artigo destaca que o assunto é de extrema importância no meio acadêmico e no ambiente empresarial, embora, pela complexidade do tema haja dificuldades em compreendê-lo de tal maneira que possibilite mudança na vida das pessoas, no relacionamento com as empresas e na estrutura organizacional. “É sabido que neste mundo globalizado foi perceptível o grande avanço tecnológico em diversas áreas, tais como tecnologias da informação, transportes, surgimento de novos modelos de negócios e a própria internet. E isto provocou uma mudança no mundo no que tange a necessidade de conhecimento para que se possa manter atuante e eficiente no mercado”, observa Geison Silva.

De acordo com o acadêmico do curso de administração da Faculdade São Lucas, o controle e a retenção da informação e do conhecimento resultam em poder que advém do compartilhamento da informação e do conhecimento. “É possível observar através das experiências pessoais e profissionais que aqueles que compartilham o conhecimento são mais reconhecidos pela sociedade. Neste sentido diz o filósofo e psicólogo William James que o princípio mais fundamental da natureza humana é o desejo intenso de ser apreciado. Isso faz com que o fato de ser reconhecido seja um motivador pessoal e uma poderosa ferramenta organizacional”, complementa.