Acadêmico de Odontologia da São Lucas ganha bolsa de Iniciação Científica pela FAPERO/CAPES
O acadêmico do curso de odontologia Jhonatan Oliveira, foi contemplado com uma bolsa de Iniciação científica, pela Fundação de Apoio à Pesquisa de Rondônia (FAPERO), chamada IC (Iniciação Científica), esta bolsa faz parte do projeto de pesquisa intitulado em: “Avaliação da terapia periodontal não cirúrgica em indivíduos com psicodiagnóstico de estressados e não estressados com periodontites e identificação e quantificação de patógenos periodontais.”, da professora doutora Patrícia Closs, destinada a alunos de graduação vinculados a projetos de pesquisa realizados por Instituições no Estado de Rondônia.
A Fundação de Apoio à Pesquisa de Rondônia (Fapero),assim como as demais FAPs, visa promover o desenvolvimento científico e tecnológico através do fomento à ciência, tecnologia e inovação.
O objetivo do governo de Rondônia com estas ações tende oportunizar experiência em investigação científica a alunos de graduação que demonstrem interesse e potencialidade para uma futura carreira acadêmica e profissional, enriquecendo a compreensão e o conhecimento da ciência, oferecidos por instituições de ensino superior, públicas ou privadas localizadas no Estado de Rondônia, em todas as áreas do conhecimento.
As propostas para bolsas de Iniciação Científica foram selecionadas em conformidade com as condições estabelecidas no regulamento, que determinou, também, condições e requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros de julgamento e demais informações necessárias.
O acadêmico Jhonatan Oliveira, foi escolhido por sua orientadora professora doutora Patrícia Closs, para participar da pesquisa devido seu exemplar desempenho durante a graduação do curso de Odontologia da Faculdade São Lucas. A professora aponta com alegria as qualidades de Jhonatan Oliveira. “Como orientadora estou extremamente feliz. Jhonatan é um grande exemplo, um aluno exemplar, ético, responsável. Ele foi o único aluno a conseguir a bolsa do curso de odontologia pela Faculdade São Lucas. O curso de odontologia brinda hoje a presença dele entre nós. Que este seja apenas um de muitos prêmios que ele irá ganhar em sua vida profissional.”, finalizou.
Jhonatan Oliveira ao concluir o curso de odontologia pretende seguir carreira como docente e pesquisador. “Para mim foi uma alegria sem fim, poder ser bolsista de Iniciação Científica de uma instituição como a FAPERO/CAPES é muito bom para o currículo de qualquer estudante que almeja seguir a carreira de pesquisador, professor.”, ressaltou.
O acadêmico de odontologia agradeceu o apoio e incentivo da sua orientadora. “Só tenho a agradecer a minha querida orientadora, Patrícia Souza Closs por não me deixar desistir. Ela sempre me incentivou, me ajudou o quanto pode para que esse sonho se realizasse, essa conquista é nossa. Para mim é uma honra, poder representar a Faculdade e o meu curso de Odontologia, o qual amo. Agora estamos aguardamos a publicação do resultado de outro programa, que se Deus quiser também vai ser aprovado.”, o acadêmico finalizou com a citação de Anatole France, "Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar.”.
A coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade São Lucas Profa. Iracema Ribeiro parabenizou o acadêmico e a sua orientadora pela conquista. “Parabéns Jhonatan Oliveira por sua dedicação ao curso, aos colegas de turma, e ao que você acredita. Um aluno sempre responsável, batalhador e o resultado só poderia ser este sucesso. Desejo que você continue a se dedicar e se empenhar cada vez mais, com ética e amor à Odontologia, este será sempre o diferencial! Parabéns também ao empenho e dedicação da orientadora e professora Patrícia Closs, que junto colhe os frutos desta vitória! É muito gratificante para os professores e uma alegria imensa ver bons resultados, essa é nossa grande missão como educadores.”, salientou.
Sobre a FAPERO
A Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fundação Rondônia) foi criada pela Lei nº 2.528 de 25 de Julho de 2011, e sancionada pelo governador Confúcio Moura.
Vinculada ao Governo do Estado de Rondônia, é uma Fundação de direito público, com autonomia administrativa financeira, compondo a Administração indireta do Poder Executivo. A Fundação Rondônia prevista no art. 201 da Constituição Estadual, de acordo com o disposto no §5º do Artigo 218 da Constituição Federal de 1988, é a penúltima Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPs) a ser criada no Brasil.
As FAPs são responsáveis pela implantação de uma importante parcela da política de apoio à Ciência e Tecnologia no país. A Fundação Rondônia, assim como as demais FAPs, visa promover o desenvolvimento científico e tecnológico através do fomento à ciência, tecnologia e inovação.
Nomeado em 14 de Maio de 2013 pelo Governador Confúcio Moura, Francisco Elder Souza de Oliveira, é o atual presidente.