às 12:47:00

Acessibilidade: Projeto Barco, Saúde e Cidadania está de volta

o projeto leva atendimento gratuito a população do Baixo Madeira

O Centro Universitário São Lucas realizou entre os dias 3 a 6 de novembro a Expedição Barco Saúde e Cidadania nas comunidades de São Carlos e Cavalcante. O programa é um dos projetos de extensão oferecidos pela instituição que leva à população ribeirinha, atendimento gratuitos como orientação de saúde, prevenção e informação mediante a participação de acadêmicos supervisionados pelos docentes da IES. A ação acontece anualmente, mas devido a pandemia de Covid-19 foi adiada por dois anos consecutivos. 

Ao todo foram realizados 1.722 procedimentos. Entre as assistências prestadas, destacam-se: serviços de estética, avaliação física, avaliação fisioterapêutica e postural, atendimento para dores agudas e crônicas, orientações gerais, eletro analgesia, terapias em geral, preventivos e triagens fonoaudiológica e ainda, orientações jurídicas, financeiras e administrativas. Realizaram visitas domiciliares, levando vacinas antirrábicas, atendimento e apoio no pré-atendimento para os outros cursos, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, orientações sobre diabetes e hipertensão, distribuição de potinhos para exame de fezes e urina; promoção de saúde bucal, clínica médica e atendimentos psicológicos. Projetos como filtros sustentáveis e revitalização do parquinho foram colocados em práticas no distrito. 

“Depois de dois anos de pandemia, a gente voltou com o projeto de extensão que temos todos carinhos em executar. Descemos o baixo madeira levando atendimento gratuitos nas áreas de exatas, humanas e de saúde para toda a comunidade de São Carlos e Cavalcante. É muito importante levar os nossos alunos para mais perto dessa população. Foi gratificante.” Afirma Vitângela Freitas, Coordenadora do Projeto e do curso de Fisioterapia da Instituição.  

Estiveram presentes alunos dos cursos de Medicina; Biomedicina; Odontologia; Fisioterapia; Enfermagem; Educação Física; Engenharias; Ciências Contábeis; Administração; Farmácia; Fonoaudiologia; Psicologia; Estética e Cosmética; Arquitetura e Urbanismo; Nutrição e Direito. A ação foi destinada para a formação interprofissional e interdisciplinar dos estudantes das áreas da saúde e ciências sociais. 

“Consegui avaliar alguns pacientes e orientá-los para que possam ter um estilo de vida saudável. Amei a interação entre todos os alunos envolvidos e consegui perceber o quanto importante foi o trabalho em equipe que tivemos. Cada aluno e professor de seus respectivos cursos, foram essenciais para um trabalho que envolveu todos. Foi uma experiência singular na minha vida. Pois, qual é o sentido da vida se não é ajudar o próximo?! Minhas expectativas estavam altas, mas elas foram superadas.” Relata Ancles Lima do Nascimento, aluno de nutrição da Instituição.  


Fonte: