às 11:08:00

Acadêmicos de medicina UNISL têm resumo aceito na XXI edição do Curso de Verão Portugal/Espanha do Centro de Estudos Ibéricos (CEI)

Os acadêmicos do primeiro período do curso de Medicina do Centro Universitário São Lucas, Anne Vitória Nogueira De Almeida e Pedro Henrique Carvalho Brazil, tiveram o resumo sob o tema “A sustentabilidade na medicina: O uso da pele de tilápia do Nilo em processos cirúrgico e tratamento de queimaduras no Brasil”, aceito no Curso de Verão Portugal/Espanha do Centro de Estudos Ibéricos (CEI).

O resumo trata-se de um estudo de caso bibliográfico, no qual os acadêmicos aproveitaram para submeter e serem aceitos na XXI edição do Curso de Verão, que acontece todos os anos a Universidade de Coimbra juntamente com a Universidade de Salamanca, que fazem um evento multidisciplinar chamado curso de verão. Neste ano, a apresentação dos resumos será nos dias dia 6 a 9 de julho.

 

Também como coautor do trabalho, o acadêmico da Universidade de Pernambuco, Eduardo de Almeida Nunes Senra, também do curso de medicina participou na elaboração do resumo como pesquisa interdisciplinar.

 

Os alunos que são sobrinhos de uma estudante do São Lucas, Vera Lúcia De Almeida, do curso de Engenharia de Produção e que também está participando do evento, mencionam que suas maiores inspirações a participarem do evento foi o fato do engajamento acadêmico da tia Vera Lúcia.

 

“Nossa tia foi nossa principal fonte de inspiração e auxílio, pois já participou de muitos eventos internacional e publicou vários artigos em diversos países sobre a sua graduação de Engenharia da Produção no São Lucas. Ela nos incentivou a estudar sobre metodologia científica, formatação e a tentar publicar nosso trabalho. Também tivemos aulas de formatação de trabalhos científicos com nossa professora de Método de Estudo e Pesquisa, Sharon Menezes, que foram essenciais para nosso conhecimento”.

 

Sobre o evento

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove, de 6 a 10 de julho, a XXI edição do Curso de Verão, com o tema “Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento”.

À semelhança das edições anteriores, o curso será composto por comunicações, painéis de debate e trabalhos de campo e estará estruturado em torno de vários temas: patrimónios, paisagens e desenvolvimento local; dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais e políticas públicas, cooperação e desenvolvimento.

Coordenado por Rui Jacinto (Universidade de Coimbra) e María Isabel Martín Jiménez (Universidade de Salamanca), o curso é creditado pela Universidade de Salamanca e faz parte da oferta de Cursos de Verão daquela Universidade sendo emitido certificado se comprovada a assistência a mais de 85% do programa.


Fonte: