às 12:00:00

Acadêmicas de Medicina do UniSL participam de Congresso de Psiquiatria em Porto Alegre

Entre os dias 6 e 9 de outubro, três acadêmicas do Centro Universitário São Lucas participaram do XXXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em Porto Alegre/RS. As discentes Karen Souza, Rhuana Ximenes e Jheniffer Villela do 8º, 10º e 12º períodos do curso de medicina, apresentaram ao todo 7 trabalhos.

Com o tema “A personalização do tratamento psiquiátrico”, o evento proporcionou mais de 350 horas de atividades científicas com 150 sessões na programação, dentre elas conferências, simpósios, cursos e mesas redondas.

Para a acadêmica Rhuana Ximenes representar a faculdade em um dos maiores congressos de psiquiatria foi uma honra. “Tive a oportunidade de apresentar à comunidade científica alguns relatos de casos que encontramos aqui, pude conhecer grandes profissionais, experts em suas áreas, ter uma nova visão sobre algumas patologias e conhecer um pouco mais das novidades na psiquiatria. Definitivamente foi um passo importante em minha carreira e sou muito grata a São Lucas por ter me dado a chance de representá-la em um evento tão grandioso”, disse.

“Compareci não só como congressista, mas também como palestrante, sendo uma dentre os 9 acadêmicos de medicina do Brasil escolhidos para isso.  Apresentei 3 trabalhos que abordaram temas extremamente atuais e síndromes raras, assim como estive em coautoria de outros 5. Pude representar a minha região e a Liga Acadêmica de Psiquiatria de Rondônia, da qual tenho a alegria de ser presidente. Só tenho a agradecer a todos que torceram por mim e me ajudaram das diversas formas possíveis”, destacou a acadêmica Karen Souza.

CONFIRA OS TRABALHOS APRESENTADOS:

- Karen Carvalho Barbosa Angelo Souza:

• ASSOCIAÇÕES COM A SÍNDROME DE EKBOM: UM RELATO DE CASO
  • RELATO DE CASO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO DESDE OS 24 MESES DE IDADE
  • ​ATUALIDADES ASSOCIADAS À DISFORIA DE GÊNERO E SUAS COMORBIDADES: UM RELATO DE CASO​

- Jheniffer de Souza Villela:

• ESQUIZOFRENIA RESIDUAL: BOA RESPOSTA COM ALTAS DOSES DE ANTIPSICÓTICOS TÍPICOS​

- Rhuana Lima Ximenes:

• A IMPORTÂNCIA DA EXCLUSÃO DE PATOLOGIAS COM BASE ORGÂNICA EM PACIENTES COM SINTOMATOLOGIA PSIQUIÁTRICA: UM RELATO DE CASO​
  • A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR NO TRATAMENTO DO PACIENTE COM ESQUIZOFRENIA PARANÓIDE: UM RELATO DE CASO​
  • PACIENTE COM SINTOMAS NEUROPSIQUIÁTRICOS E COMORBIDADE COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO

Fonte: