Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

São Lucas realiza Jornadas Acadêmicas dos cursos de Psicologia, Nutrição e Farmácia

Publicada em 23/10/2019 por Assessoria de Imprensa

No mês de outubro, o Centro Universitário São Lucas, por meio das coordenações dos cursos de Psicologia, Nutrição e Farmácia, realizou Jornadas Acadêmicas, na Unidade II. Durante as jornadas, os participantes puderam conhecer temas específicos de cada área, se atualizarem e participar de minicursos.

 

A II Jornada acadêmica de Psicologia, que ocorreu do dia 7 ao dia 9 de outubro, visou fomentar o diálogo a respeito de temas relevantes para a Psicologia enquanto ciência e profissão. Além de estimular os acadêmicos para a produção de conteúdos científicos e atualizar conhecimentos a respeito de aspectos relevantes da Psicologia.

 

O evento que durou 3 dias, contou com mesas de discussões, apresentação de trabalhos, e minicursos de diversos temas para os acadêmicos e público externo. A equipe organizadora do evento foi o professor Extensionista Tiago de Moura Siena e os acadêmicos Ben Judah Sicsú Gomes, Samara Nunes dos Santos, Ana Paula Pontes Martins, Miriã Ortiz Passos De Andrade, Fernanda Cristine Ferreira de Santana e Luciana Ribeiro Bastos de Sousa Rebouças.

 

Durante a Jornada foram abordados alguns temas, entre eles: Subjetividade, sofrimento psíquico e medicalização na contemporaneidade com o Prof. Dr José Carlos Barboza da Silva; Avaliação Neuropsicológica infantil e adolescentes - Maria Ivanildes Silva de Azevedo; Avaliação Neuropsicológica em idosos – Rafaella Sales de Sousa Oliveira; Resolução 06/2019 - Elaboração de documentos Psicológicos: laudo e relatórios. – Daniele Mejia Cavalcante; Marketing para Psicólogos – Edlei Timbó Passos; Introdução ao Mindfulness na prática clínica – Sáimon Felipe da Silva Lucas e Ester Miriã Braga Sales Lucas; Corpo e estruturas clínicas em psicanálise: esse estranho que habita em nós - Halanderson Pereira e Patrícia Honorato e "A clínica freudiana na atualidade: Considerações sobre estereótipos do psicanalista e do ato de psicanalisar".

 

Houve também apresentações de trabalhos acadêmicos com os eixos: Psicologia e processos de gestão; Psicologia e Processos educativos; Psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde e Psicologia, políticas públicas e educacionais.

 

Já o palestrante Pedro Carlos de Lira Nascimento fez uma oficina em saúde sobre: Resinificando perda, luto e impermanência, Cristiano de Almeida Fernandes - Psicoterapia Comportamental Aplicada ao Contexto da Saúde Hospitalar – e Roberta Lucia Moura Soares; Junior Cesar falaram sobre Jung e o trabalho com os Sonhos.

 

XVIII Jornada de Nutrição

 

Já nos dias 16 a 18 de outubro, ocorreu na Unidade II, a XVIII Jornada de Nutrição, que teve como objetivo evidenciar, discutir e contribuir com o aperfeiçoamento dos acadêmicos e profissionais, tanto nutricionistas como de áreas afins. O evento trouxe temas relacionadas a nutrição clínica, administração em serviços de alimentação e nutrição comportamental.

 

Durantes os dias, foram ministradas palestras, entre as quais; Fodmaps- Uma nova estratégia alimentar, com a nutricionista Daniel Graciela Aguirre Martinez; Alergia a proteína do leite de vaca (APLV) com o coordenador Hialli Hirschmann; Aplv- diagnóstico e tratamento clínico – com a gastropediatra Caroline Sales, APLV - manejo nutricional, com a coordenador do curso de Nutrição Anaíta Pedersoli; Administração no serviço de alimentação - Jéssica Braga; Gerenciamento de Uan - Isabella Culhari nutricionista da Santo Antônio Energia; Corporeidade, cultura e alimentação- Rafael Ademir;  Resignificando a comida- Geysa Maria Malaquias, Dietas: impactos psicológicos- Patrícia Honorato e Modismo e restrição alimentar: evidencias- Carla Camila.

 

Também foram levadas para a jornada de nutrição entrevistas, entre elas: Desmistificando o manual de boas práticas e PoP's com Ana Paula Severiano do nascimento - nutricionista da vigilância sanitária e Engenharia de cardápios: como equilibrar qualidade e custo? - Eidson Mendes Luiz - nutricionista do restaurante do SESC.

 

Por fim, as egressas, Tânia, Nayanna e Luana Amorim relataram suas experiências exitosas por meio do curso de Nutrição. Também houve mesas redondas, debates e discussões a respeito do tema e sorteio de brindes.

 

I Jornada Farmacêutica

 

Dos dias 21 a 23 de outubro, acadêmicos, comunidade e profissionais da área de farmácia, participam da I Jornada Farmacêutica, na qual conta com palestras e minicursos envolvendo profissionais farmacêuticos atuantes em diferentes áreas. Um dos objetivos da Jornada é a de proporcionar maior interação dos alunos em diferentes áreas e incentivo à pesquisa.

 

Também houve apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências por parte de profissionais, professores e acadêmicos. Foram abordados o mercado farmacêutico e a atuação do Conselho Federal de Farmácia, o farmacêutico na carreira militar, interações medicamentosas, farmácia clínica e residência multidisciplinar, bioinformática no desenvolvimento de novos fármacos e biotecnologia farmacêutica.

 

No dia 22, as acadêmicas do curso de Farmácia, Hávilla e Ninive, fizeram um relato de experiência do projeto Cefabem e da liga acadêmica. O evento, que encerra hoje, contra com a I Mostra científica do curso de farmácia, premiações de melhores banners e brindes sorteados.  

Copyright © 2019 | Faculdade São Lucas