Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

São Lucas realiza a XVI Jornada de Fonoaudiologia

Publicada em 29/08/2019 por Assessoria de Imprensa

O Centro Educacional São Lucas, por meio da Coordenação de Fonoaudiologia, realizou, na Unidade I, entre os dias 22 a 24 de agosto, a XVI Jornada de Fonoaudiologia, sob o tema “Distúrbio do Processamento Auditivo e aprendizagem”. Nessa jornada, os organizadores buscaram demonstrar as atualizações ocorridas no campo do processamento auditivo central e suas alterações.

 

A jornada teve como enfoque o Processamento Auditivo Central (PAC), termo utilizado para descrever operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com as informações recebidas pelo ouvido. Neste caso, há grande interesse nos estudos e atualizações quanto às habilidades da audição, pois, alterações nestas áreas podem ocasionar prejuízos no desempenho escolar, bem como atrasos de linguagem e dificuldades para compreender o que é dito.

 

Entre os objetivos, destaca-se o de proporcionar aos profissionais e acadêmicos a oportunidade de compreender a importância do processamento auditivo na aprendizagem, bem como a reabilitação das habilidades auditivas. Para debate do tema, foram oferecidas diversas palestras.

 

Na abertura da Jornada, os participantes ouviram o Fonoaudiólogo e Coach Eidrian dos Anjos Silva que falou sobre autoestima profissional e deu dicas de como se posicionar no mercado de trabalho, por meio da profissão escolhida. Já a representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono), Liliane Rodrigues.

 

Para a coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Virginia Virgínia Braz da Silva, a jornada é um evento imprescindível para a formação profissional dos acadêmicos.

 

"A Jornada de Fonoaudiologia é um dos eventos acadêmicos de grande importância para a formação extracurricular dos nossos alunos. Proporciona momentos de trocas de experiências e conhecimento entre alunos, egressos e outros fonoaudiólogos da região e do Brasil."

 

No dia 24, a fonoaudióloga e professora do UNISL Tamier Costa Gaspar, falou sobre as atualidades do Protocolo de Avaliação Comportamental (PAC). Também teve o treino auditivo formal com a Prof. M.A Pâmela Paôla Lopes. A professora convidada Ana Carolina Mendes deu orientações para pais e professores sobre o Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC). Já a Professora convidada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/SP) Dra. Daniela Gil, falou sobre o distúrbio do processamento auditivo central e suas implicações no aprendizado.

 

Durante o evento, foi ressaltado a importância das habilidades auditivas para a compreensão da linguagem e, sobre essa temática, foi explicado os métodos de avaliação e reabilitação dessas habilidades a serem utilizados por profissionais e acadêmicos que estão em contato com crianças e pessoas que estão em processo de reabilitação dessas habilidades.

 

De acordo com a acadêmica do Curso de Fonoaudiologia do 4º Período, Daiany Bezerra da Silva, a jornada trouxe uma sensação de gratidão pelo curso, sentimento de querer buscar cada vez mais conhecimento, criando novas expectativas não só para os acadêmicos, quanto para os que já estão exercendo a profissão.

 

“Foi um privilégio participar deste evento, durante os três dias de palestras pudemos contar com profissionais renomados no qual sabem lidar com demanda de clientes/pacientes, cada palestrante nos deixou um legado de conhecimento nos mostrando como realmente será a vida pós faculdade”, ressaltou Daiany.

 

Também a professora Lorena Brito, falou com os acadêmicos sobre treino auditivo informal. Ao final, houve sorteio de brindes e momento de confraternização com os participantes.

Copyright © 2019 | Faculdade São Lucas