Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

São Lucas leva serviços do Barco Saúde e Cidadania para comunidades do Baixo Madeira

Publicada em 07/11/2019 por Assessoria de Imprensa
































O Centro Universitário São Lucas por meio da Coordenação de Extensão (COEX) realizou entre os dias 31 de outubro a 3 de novembro, a Expedição Barco Saúde e Cidadania, nas comunidades do baixo madeira (São Carlos e Seringal Cavalcante). A ação dos projetos e programas de extensão leva às comunidades atenção básica de saúde, prevenção e informação mediante a participação de acadêmicos orientados pelos docentes da instituição.

 

A Expedição Barco Saúde e Cidadania que é um programa de extensão do UniSL realizado desde o ano de 2010. Entre os cursos participantes, estiveram presentes Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Odontologia, Engenharia Civil, Educação Física, Medicina Veterinária, Farmácia, Estética e Cosmética, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas e Fisioterapia.

 

Entre os objetivos que foram alcançados, durante a expedição, destacam-se; assistência básica de saúde à comunidade ribeirinha; possibilitar aos acadêmicos a experiência de crescimento profissional; conhecer a cultura local; e o incentivo a pesquisa através de projetos já cadastrados na instituição.

 

Durante a expedição foram realizadas aproximadamente 1.300 e a montagem do parquinho instalado na comunidade de Seringal Cavalcante e a reforma do parquinho em São Carlos pelos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura. Já o curso de Engenharia de Produção realizou a entrega de 32 filtros sustentáveis para famílias criado e fabricado pelo curso. 

 

Entre as atividades realizadas durante os dias de expedição, destacam-se: Oficina de Design de sobrancelhas, oficina de auto maquiagem; Avaliação física, torneio de esportes e aula de ginastica; Avaliação fisioterapêutica, avaliação postural, atendimento para dores agudas e crônicas, orientações gerais, eletro analgesia, ventosa terapia e cinesioterapia; Triagem fonoaudiológica, pintura do palco teatro de São Carlos e Mapeamento dos estabelecimentos. 

 

Também houve a exibição de filmes, palestras sobre empreendedorismo, orientação sobre orçamento familiar, visita aos lares; Oficina de sabonetes artesanais, dispensação de medicamentos, orientações em visitas domiciliares e fracionamento de medicamentos veterinários; Consulta veterinária in loco e domiciliar, vacinações de animais e demais atendimentos veterinários, atendimentos psicológicos.  

 

Já às áreas da saúde realizaram visitas domiciliares, apoio no pré-atendimento para os outros cursos; Aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, orientações sobre diabetes e hipertensão, visita domiciliar, distribuição de potinhos para exame de fezes e urina; promoção de saúde bucal, restauração, endodontia, profilaxia, exodontia, clínica médica e realização de exames. 

Copyright © 2019 | Faculdade São Lucas