Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Alunos do São Lucas debatem cenário da Contabilidade

Publicada em 21/03/2019 por Assessoria de Imprensa

Os alunos do curso de Ciências Contábies São Lucas, participaram no dia 20 de março do evento Talk Show: Debatendo a Contabilidade. A atividade foi organizada pela coordenação de Contábeis por meio da Coordenadora. A Professora Ma. Sandra Barcelos com o apoio do Prof. Me. Jefferson Oliveira e comissão de eventos do curso. O evento contou com a apresentação do Coral São Lucas.

 

O objetivo foi discutir alguns temas em evidência hoje que tem impacto sobre a ciência contábil e a profissão contábil, além de abordar diversos os cenários da contabilidade atual e como serão trabalhadas as mudanças na profissão, principalmente as relativas a reforma previdenciária e reforma trabalhista. O evento visou também abordar temas como a contabilidade 4.0, um dos temas mais aguardados para discussão.

 

A atividade voltada para alunos São Lucas e público-geral, contou com a participação de professores da Instituição atuantes no cenário contábil das esferas públicas e privadas do Estado de Rondônia. Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento e os alunos interagiram nos debates com perguntas e dúvidas sobre os tópicos abordados.

 

Dentre os temas propostos no Talk Show destacaram-se a reforma trabalhista, reforma da previdência, a contabilidade 4.0 com a última geração, novas tecnologias e como o profissional dará continuidade no processo de aprendizagem, visando os novos métodos e instrumentos 100 % tecnológicos. Discussão sobre as áreas de atuação do contador e a sua inserção no mercado profissional após a sua formação no curso superior e a discussão de questões como assédio moral, nas relações dos docentes e discentes e nas relações profissionais, além da ética no ensino superior sob a ótica do aluno em relação docente.

 

De acordo com o Profe. Jefferson Oliveira, no cenário da própria profissão contábil junto a outras profissões, ela está caminhando para uma evolução rápida e constante.

 

“O contador até os anos 90, era visto com entregador de documentos. Hoje além de ser entregador de documentos, que nós chamamos de obrigações acessórias, ele tem que fazer uma análise mais completa e ainda sim, existe uma nova vertente, que é a analise se dados. As mudanças são muito rápidas e quem já estiver integrado como nós aqui no São Lucas, com essas novas tecnologias, vai ter um diferencial grande na sua formação”, ressaltou.

 

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis Profa. Sandra Barcelos, destaca o aspecto fundamental de debater esses temas, para que o aluno tenha a percepção de que a ciência contábil não é uma caixa quadrada de informações matemáticas e que enquanto profissionais de contabilidade é necessário estar atualizados com todas as mudanças seja na área fiscal, na tributária, previdência ou trabalhista e nas tecnologias para atuar em novos cenários econômicos e contábeis.

 

“Viemos da era em que contador escriturava em livros manuais, fazendo registros contábeis. Já passamos por período de transformação, inserindo novas tecnologias, ou seja as informações contábeis passaram a ser produzidas por bancos de dados virtuais que são inseridos e encaminhados para usuários como a Receita Federal e Estadual, por exemplo. Nós somos analistas de dados que geram informações para que as organizações públicas ou privadas possam tomar as melhores decisões para sua continuidade”, concluiu.  

Copyright © 2019 | Faculdade São Lucas