Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Alunos de Medicina e Odontologia do São Lucas participam de curso de Sutura

Publicada em 20/03/2019 por Assessoria de Imprensa

No último sábado, 16 de março, os alunos dos cursos de Medicina e Psicologia do São Lucas , participaram de um curso de Sutura, ministrado pelo Profe. Dr. Flávio Martins da Silva e organizado pela Liga Acadêmica de Gastroenterologia, Clínica e Cirúrgica (LAGCC).

 

O objetivo da atividade é envolver os acadêmicos na aplicação prática de como irão utilizar cada uma dessas situações relativas a sutura em sua rotina diária em clínicas e cirurgia, além de  ampliar para parte de sutura, como e quando irão utilizar esses recursos.

 

Além dos acadêmicos da Instituição, o curso foi aberto aos estudantes de Medicina e Odontologia do 1º período ao internato e contou com a participação de alunos de outras Instituições de Ensino Superior e da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

 

A atividade foi dividida em 2 etapas, a primeira em teoria onde professor explicou sobre as incisões, os fios, a técnica e a segunda envolvendo a prática onde são mostrados os diversos pontos aplicados tanto na medicina quando na odontologia uma vez que o curso é uma qualificação para estas áreas de atuação. Houve também o momento de nivelamento dos participantes de outras edições do curso, para que estes possam servir como monitores nas próximas edições.

 

A presidente da LAGCC, Juliana Carvalho do 7º período de medicina do São Lucas, ressalta a prática desta atividade como a rotina dos profissionais de muitas áreas da saúde.

 

“Para o curso de medicina, essa prática é corriqueira, seja para cirurgia ou quem vai seguir essa área, seja no dia - dia das upas e postos de saúde com suturas simples ou até mesmo uma cirurgia de grande porte. Na odontologia, temos a área cirúrgica, então esse curso é muito importante para eles também”, ressaltou.

 

O Profe. Dr.  Flávio Martins da Silva, destaca as atividades de extensão que as Ligas organizam como uma finalidade complementar na formação do acadêmico extremamente importante.

 

“É onde irá fixar por exemplo esses princípios básicos da parte cirúrgica, onde muitos tem o primeiro contato com essa área. Essas atividades proporcionam a visão da integralidade de tudo que é visto na faculdade, desde a anatomia, fisiologia, a parte da biossegurança e a aplicação prática de como irão utilizar cada uma dessas situações na rotina diária”, concluiu.

Copyright © 2019 | Faculdade São Lucas