Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Alunos de Biologia participam de ciclo de palestras pelo Dia Mundial da Água

Publicada em 27/03/2019 por Assessoria de Imprensa

Os alunos do curso de Ciências Biológicas do São Lucas participaram na última sexta-feira (22), de palestras em comemoração ao Dia Mundial da Água. A atividade foi organizada pela Profa. Ma. Glauciane da Silva Bifano, pelos alunos da Comissão de Extensão BioEventos e os Alunos da Diretoria da Liga Acadêmica de Biologia (LacBio).

 

O objetivo do evento foi sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da preservação da água bem como abordar informações sobre o monitoramento da qualidade da água para consumo humano no Estado de Rondônia.

 

Figuras importantes no cenário ambiental de Rondônia como Paulo Sérgio Tavares da Silva Geógrafo Pós Graduado em Gestão Ambiental e Coordenador do Programa Estadual de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIÁGUA), a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA-RO) e Rafael Nogueira Faria Pereira, Geógrafo e Chefe do Núcleo de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); abordaram temas de relevância para comunidade acadêmica.

 

Entre os assuntos abordados destacam-se a qualidade da água para consumo humano no Estado de Rondônia, compreensão das ações de controle e vigilância da qualidade da água no Estado de Rondônia, bem como a importância do monitoramento dessas ações na prevenção das doenças relacionadas com a água e proteção à saúde. Também foram discutidas a importância da água, a sensibilização da comunidade acadêmica para manutenção da biodiversidade e de todos os ciclos naturais, como a produção de alimentos e preservação da vida.

 

De acordo com a Profa. Ma. Glauciane da Silva Bifano, responsável pelas atividades de Extensão do curso de Ciências Biológicas, trazer esse debate é muito importante para adotarmos boas práticas para evitar o desperdício desse bem.

 

A Professora fez algumas observações como; “ No banho, desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar; Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; Use a água que lavou a roupa, para lavar calçadas e varandas; Use a capacidade máxima da máquina na hora de lavar roupas; No acionamento da válvula do vaso sanitário 3 segundos são suficientes; Verificar se torneiras e chuveiros estão pingando; Nos jardins, use regadores ou prefira vegetação que necessitam de menos regas”, destacou a professora.

Copyright © 2019 | Faculdade São Lucas