Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Aluno do São Lucas realiza estágio no Instituto de Biomedicina de Valência na Espanha

Publicada em 26/03/2019 por Assessoria de Imprensa

O acadêmico Lucas Nunes, aluno do 6º período de Ciências Biológicas do Centro Educacional São Lucas, realizouem janeiro de 2019, estágio profissional no Instituto de Biomedicina de Valência na Espanha. O acadêmico foi orientado pelo renomado Doutor Juan J. Calvete, especialista em Genômica e Protêomica.

 

Os professores Dr. Andreimar Soarese Dra. Viviane Krominski, foram os orientadores do aluno no processo de admissão para a atividade, que teve a duração de três semanas de treinamento nas técnicas utilizadas no laboratório em questão. 

 

O objetivo da atividade foi realizar estudos na área de protêomicos, ciência da área de biotecnologia que estuda o conjunto de proteínas e suas isoformas contidas em uma amostra biológica e na área venômica, estudo do proteoma de venenos. O estágio permitiu ao aluno conhecer a estrutura necessária para estudos proteômicos para que no futuro o aluno possa estudar potenciais farmacológicos.

 

Segundo Lucas Nunes, a oportunidade de fazer parte do Instituto de Biomedicina de Valência, surgiu durante o evento intitulado III Simpósio de Biotecnologia e Biodiversidade (SBB) & II Curso Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB) de Rondônia, onde conheceu o Prof. Dr. Juan J. Calvete, que o orientou na Espanha.

 

“Conhecia o Professor Juan por nome, pelo fato de o mesmo ser renomado na área que estudo e ter tido contato de artigos cujo ele foi autor. A realização deste estágio me proporcionou aprimoramento em minha Iniciação Científica e auxiliou no meu prepararo para o melhor desenvolvimento da minha profissão no futuro, além de aprofundar meus conhecimentos em estudos proteômicos, visto o reconhecimento do laboratório que me recebeu. Foi uma experiência inenarrável”, ressaltou.

 

O aluno também ressaltou o papel do Centro Educacional São Lucas em sua conquista, como de extrema importância, principalmente pelo investimento em pesquisa científica.

 

“Sou bolsista ProUni da Instituição e bolsista PIBIC. Por ser aluno de Iniciação Cientifica do São Lucas tive a oportunidade de desenvolver meus projetos e de ter contato com doutores como este que irá me orientar, devido ao investimento em pesquisa científica. Tenho em mim a honra de representar o São Lucas neste estágio no Instituto de Biomedicina de Valencia (IBV)”, destacou.

 

A ida de Lucas para Espanha, foi possível por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica que faz parte do processo de internacionalização do São Lucas. O programa oportuniza ao aluno aprendizado em Campus externos ao Estado, seja no Brasil ou no exterior.

 

De acordo com a Professora Maricélia Cantanhêde, o aluno que tem interesse me fazer parte do programa, deve procurar a Coordenação de Extensão e apresentar a proposta de estudo para que seja avaliado pelo São Lucas, de maneira a promover a melhor maneira de apoio ao estudante.

Copyright © 2019 | Faculdade São Lucas