Centro Universitário São Lucas

PRE_TITLE_DEFAULT - TITLE_DEFAULT

NOTÍCIA

FALE CONOSCO: (69) 3211-8001

Aluno de Biologia do São Lucas tem artigo publicado em revista especializada

Publicada em 13/06/2019 por Assessoria de Imprensa

O acadêmico Lucas Nunes, aluno do 6º período de Ciências Biológicas do Grupo São Lucas Educacional, teve seu artigo “Comparação venômica de cobras corais brasileiras: Micrurus frontalis, Micrurus spixii spixii e Micrurus surinamensis (Comparative venomics of Brazilian coral snakes: Micrurus frontalisMicrurus spixii spixii, and Micrurus surinamensis), publicado na revista Toxicon da Editora Elsevier, periódico interdisciplinar que aborda estudos sobre toxinas e principal revista da Sociedade Internacional de Toxinologia.

 

O objetivo da publicação foi apresentar os estudos realizados pelo estudante no período de estágio em Valência (Espanha) durante o mês de janeiro de 2019. O artigo visa relatar a comparação venômica (compostos presentes no veneno) de três corais brasileiras (Micrurus frontalis, Micrurus spixii spixii e Micrurus surinamensis) levando em consideração um viés evolutivo e a diferença regional das três espécies relatadas.

 

O trabalho foi organizado pela Dra. Cleópatra Caldeira (Porto Velho – RO) e durante o intercâmbio na Espanha foi orientado pelo Prof. Dr. Juan Calvete. No artigo, parte dos resultados é apresentado a distribuição e abundância relativa de famílias de toxinas entre os proteomas de venenos destas serpentes.

 

A repercussão da publicação do artigo no aluno, trouxe ainda mais resultados positivos para o estudante, sendo este convidado a se tornar revisor da revista internacional Journal of Drug Design and Medicinal Chemistry como também a participar de um congresso mundial na Tailândia, World Congress on Medicine and Healthcare ainda este ano.

 

Ao longo do desenvolvimento de suas atividades acadêmicas interdisciplinares no São Lucas, Lucas Nunes, desenvolveu projetos de iniciação científica na Fiocruz Rondônia, por meio de bolsa PIBIC por meio da Instituição e tem sido orientado pela Profa. Dra. Viviane Krominski e co-orientado pelo Profe. Dr. Andreimar Soares, ambos docentes da instituição.

 

O acadêmico destaca A experiência do intercâmbio como a oportunidade que possibilitou seu crescimento profissional e pessoalmente, bem como o treinamento nas técnicas utilizadas, obtendo novas habilidades para complementar conhecimento na área a qual atua e que a publicação do artigo foi de fato de extremo impacto em sua vida, e que rapidamente passou a colher os frutos desta conquista.

 

O estudante, Lucas vê na Instituição, em seus orientadores e nos profissionais que contribuíram para o aperfeiçoamento do conhecimento, os grandes responsáveis pela conquista, pois os alunos devem dar os primeiros passos e tomar atitudes, sempre prezando por boas ideias e colaborações que venham a contribuir com a sua área de formação.

 

“A participação e apoio do São Lucas Educacional foi de extrema importância, pois além do apoio financeiro, a instituição conta com apoio ativo para que os alunos participem de extensões como intercâmbios por exemplo, além de contar com profissionais altamente capacitados para orientar os alunos em situações como essa. Sou extremamente grato a instituição por me ajudar e incentivar em um passo tão importante para minha carreira profissional”, concluiu o aluno.  

Copyright © 2019 | Faculdade São Lucas