Curso de Especialização Nutrição e Alimentação de Animais de Produção

Turnos

–>

O Curso

O curso visa capacitar profissionais a atuarem no planejamento, na implantação, na gestão e no aprimoramento de programas de nutrição e alimentação de animais de produção proporcionando a escolha de métodos de manejo para alimentação de animais adequados à realidade de cada produção. Possibilita precisar os parâmetros nutricionais para sua gestão conforme o objetivo da produção e o preparo da composição alimentar para escolha da fonte nutritiva mais adequada à espécie animal e sistema de produção.

Perfil do egresso do curso de Medicina Veterinária — >

Atualmente, as criações de animais de produção como bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves, entre outros, têm buscado constante aumento de produtividade para suprir as demandas comerciais no mundo. Esta produção está pautada em fatores como a genética, a sanidade, o manejo e a nutrição, os quais são frequentemente estudados em busca de inovações que permitam o alcance de índices produtivos cada vez mais superiores. Recentemente, têm-se notado no Brasil e também no estado de Rondônia o franco crescimento das empresas de nutrição animal, por ser este um componente fundamental para garantir que os demais fatores produtivos possam ser expressos de forma satisfatória, sobretudo a genética. Neste aspecto, para que as assessorias em nutrição animal sejam eficientes em seu processo e permitam a correta orientação nos aspectos nutricionais em produções animais, demandam-se profissionais capacitados quanto às informações sobre a fisiologia, a bioquímica e as metodologias produtivas relacionadas à nutrição animal. Ainda, atualmente não se encontra disponível no estado de Rondônia qualquer programa de pós-graduação lato sensu na área de nutrição de animais de produção.

Disciplina
    Metodologia da pesquisa científica
    Morfofisiologia do sistema digestivo de animais de produção
    Metabolismo da água e outros nutrientes de importância na nutrição animal – I
    Metabolismo da água e outros nutrientes de importância na nutrição animal – II
    Bromatologia e nutrição animal
    Características e manejo de plantas forrageiras
    Manejo de pastagens e o planejamento nutricional
    Formulação de suplementos minerais baseada em exigências nutricionais
    Formulação de suplementos múltiplos e concentrados baseada em exigências nutricionais
    Aditivos alimentares na nutrição animal
    Relações nutrição – reprodução
    Relações nutrição – ambiente
    Formulação de dietas baseada em exigências nutricionais de rebanhos leiteiros
    Formulação de dietas baseada em exigências nutricionais de rebanhos de corte
    Comportamento animal, instalações e sanidade (medicina de produção)
    Planejamento e interpretação de dados em confinamentos
    Formulação de dietas baseada em exigências nutricionais de outras espécies animais de interesse produtivo – II
    Trabalho de Conclusão de Curso
Disciplinas Curriculares

Nome Titulação
Aliny Pontes Almeida Torchitte Mestre
Renata Benicio Neves Fuverki Mestre
João Luiz Barbosa Mestre
Cristiano Costenaro Ferreira Doutor

Diferenciais do Curso

01.

Incentivo à pesquisa

No São Lucas, o aluno é incentivado a continuar pesquisando para manter seus conhecimentos atualizados, mesmo após a graduação.

02.

Ensino Multidisciplinar

Em prol de incentivar a formação de profissionais completos, as disciplinas vão além da teoria da área e abrangem questões humanas, naturais e éticas.

03.

Desenvolvimento integral

Graças à multidisciplinaridade, o aluno passa por um processo de desenvolvimento integral, tendendo a se tornar mais que um mero repetidor de teorias.

04.

Projetos integradores

Através dos projetos integradores, o aluno do curso de veterinária tem suas habilidades criativas, críticas e sociais desafiadas.

05.

Preparação profissional

Graças às experiências e desafios propostos ao longo do curso, o aluno do curso de Medicina Veterinária é preparado para o mercado de trabalho.

06.

Corpo docente preparado

O corpo docente do São Lucas é cuidadosamente escolhido, para que seja composto de profissionais experientes e preparados.

07.

Infraestrutura completa

O aluno tem acesso a uma infraestrutura completa para o seu desenvolvimento, como o Hospital Veterinário e a Fazenda Escola existentes no campus.

08.

Desafios enriquecedores

O aluno do São Lucas é constantemente desafiado para que se desenvolva nos mais variados âmbitos, desde o domínio da técnica ao pensamento crítico.

Unidade São Lucas

JI-PARANÁ