São Lucas Participa de Ação sobre Dezembro Laranja

Início Notícia
Publicado em: 17/12/2019

O mês de dezembro é destinado a falar sobre a prevenção do câncer de pele, a campanha “Dezembro Laranja” é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia visto que esse câncer é o mais incidente no Brasil com cerca de 180 mil novos casos ao ano.

O Centro Universitário São Lucas, por meio do curso de farmácia, realizou uma ação em parceria com o médico dermatologista, Silmar Régis Camarini, no dia 07 de dezembro no Colégio Estadual Marechal Rondon, onde cerca de 400 pessoas foram atendidas.

Os alunos estiveram auxiliando na triagem dos pacientes antes de serem encaminhados para o atendimento com dermatologistas e auxiliando os profissionais durante a consulta. Além de conscientizar a população sobre a prevenção desde a infância, a campanha teve como objetivo principal alertar sobre os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoce.

“A experiência para os alunos em participarem dessa ação é única, proporcionando a eles o contato com a população e a oportunidade de aplicarem seus conhecimentos teóricos, além de contribuir para a sua formação humanística” afirmou a professora do curso de farmácia que esteve presente na ação, Magda Dalcin.

Esta ação permitiu o diagnóstico precoce do câncer de pele e encaminhamento dos pacientes para o tratamento adequado, aumentando as chances de cura. A previsão para este ano, segundo a SBD é que quase 30 mil pessoas sejam beneficiadas com esses atendimentos que ocorreram em cerca de 130 postos diferentes do Brasil nesta mesma data.