Curso de Direito Presta 115 Atendimentos em 2019-2

Início Notícia
Publicado em: 09/12/2019

O curso de Direito do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná encerra o semestre com 115 atendimentos jurídicos gratuitos realizados pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), situado na instituição, onde os alunos estagiários prestam auxílio jurídico nas áreas cível, trabalhista e penal sob a supervisão e orientação dos professores Jefferson Vaz, Rosicler Carminato e do advogado Diego Van Dal.

O objetivo é oferecer à comunidade, auxílio jurídico para problemas como divórcio, pensão alimentícia, regulamentação de visitas, guarda, investigação e reconhecimento de paternidade, reconhecimento e dissolução de união estável, ações previdenciárias, disputas por posse de bens móveis e imóveis, ação de obrigação de fazer, exibição de documentos dentre outras. Com isso os alunos têm a oportunidade de conhecer como é o dia-a-dia de um advogado, interagindo com casos jurídicos reais, fazendo com que as teorias e conhecimentos aprendidos em sala de aula sejam colocados em prática.

Esses atendimentos ocorreram no NPJ e também houve a parceria com a Associação de Moradores do Bairro São Bernardo, Colégio Tiradentes da Polícia Militar VI e a Comunidade São Sebastião da T14 para a realização de atendimentos nos espaços.

O advogado do NPJ, Diego Van Dal afirma que “os atendimentos realizados proporcionam aos acadêmicos uma realidade diferente, pois ao estarem diante de casos reais e concretos, deparam-se com a oportunidade de atuarem efetivamente no real trabalho da advocacia, pois, além do atendimento jurídico, ao verificar a necessidade de ajuizamento de ação, todas as peças (petições iniciais, contestações, recursos), bem como outras manifestações processuais são elaboradas pelos próprios acadêmicos, sempre com o acompanhamento e supervisão, tendo contato com processos reais, acompanhando durante todo o semestre letivo, do início ao fim do processo.”