repositório institucional
TRAUMATISMO DENTÁRIO: REVISÃO DE LITERATURA
As lesões traumáticas dentárias vão desde uma simples fratura em esmalte até a perda definitiva do elemento dentário, podendo ocorrer quando estamosrealizando esportes radicais, esporte escolares até mesmo como uma consequência de brigas e maus tratos.O trauma na dentição decídua requer um atendimento diferenciado quando comparado com a dentição permanente, pois o germe do permanente está muito próximo do ápice do dente decíduo. O presente estudo tem como objetivoavaliar por meio de revisão de literatura, os tipos de traumatismos dentários, descrevendo suas etiologias, prevalências, diagnóstico e conduta endodôntica, trazendo informações recentes e atualizadas para auxiliar os Cirurgiões dentistas que não se consideram aptos ao atendimento de pacientes com esse perfil. Os artigos selecionados estão disponíveis nos bancos de dados eletrônicos: Pubmed, ScientificElectronic Library Online (SciELO), no período de 2003 a 2021. Foi possível concluir que o trauma dental tem se tornado cada vez mais prevalente em jovens e crianças tornando essencial a obtenção de conhecimento específico nessa área, sendo de extrema importância ao Cirurgião-dentista, para que se possa obter um bom diagnóstico e manejo em casos de traumas dentários.
RELAÇÃO COVID-19 E ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA ODONTOLÓGICA
Com a pandemia do COVID-19, ocorreu uma mudança radical relacionado às formas deatendimento com isso, visando o controle de contaminação em atendimentos de saúde, muitas medidas e protocolos precisaram ser tomados. Na odontologia não foi diferente, pois muitos profissionais precisaram se limitar além de ser uma área que necessita de um tratamento diferenciado devido à proximidade com o trato respiratório e contato direto com sangue e saliva do paciente, sendo imprescindível garantir a segurança de ambos. Os aspectos psicológicos também influenciaram em grande parte dos profissionais, pois sua auto cobrança e nível de conhecimento técnico da situação, precisaram ser modificados. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura para abordar a respeito dos atendimentos de urgência odontológica durante a pandemia COVID-19 relacionando sobre aspectos psicológicos que modificaram a percepção dos profissionais e acadêmicos de odontologia e abordar um manejo de atendimento durante este período. Foram realizadas pesquisas nos bancos de dados eletrônicos: Pubmed, Scientific Electronic Library Online (SciELO) dos anos de 2019 a 2021. A presente pesquisa concluiu que a responsabilidade dos profissionais da odontologia frente a pandemia covid-19 é de extrema importância, visto que durante os atendimentos muitos profissionais se encontravam com medo e ansiedade, e os protocolos de biossegurança previstos não devem ser negligenciados minimizando assim, os riscos durante o atendimento e contaminação cruzada entre pacientes e profissional, garantindo segurança e bem estar psicológico com esse novo manejo.
ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: REVISÃO DE LITERATURA
O objetivo deste artigo foi refletir sobre o atendimento odontológico dispensado aos pacientes com necessidades especiais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos publicados em revistas eletrônicas nas bases de dados PubMED/Medeline, Lilacs, s Scielo, no período de 1990 a 2020, dos quais foram consultados 80 artigos, sendo que 47 artigos foram descartados por não se adequarem ao tema, ou com datas anteriores a 1990, e 33 artigos foram criteriosamente selecionados nos idiomas, português e inglês. Após a realização da revisão de literatura, constatou-se que, o atendimento deve ser precoce, bem como a higiene bucal, que em muitos casos exige a participação da família, e/ou cuidadores, para a melhoria da qualidade de vida do paciente. A respeito da anamnese, constatou-se que deve ser realizada criteriosamente, para que o profissional possa conhecer o histórico do paciente, e assim determinar os procedimentos que deve seguir, e também a forma mais segura, de realizar os procedimentos, sendo que em alguns casos a anestesia geral deve ser utilizada, bem como a sedação consciente com a utilização do óxido nitroso (N20/020 é uma opção na redução do medo do paciente. É necessário que o profissional esteja apto para o atendimento nessa área, porém, percebe-se que atualmente, com o reconhecimento da especialidade muitos profissionais estão se dedicando ao atendimento de pacientes com necessidades especiais.
A UTILIZAÇÃO DE PINO DE FIBRA DE VIDRO EM DENTES COM TRATAMENTO ENDODÔNTICO
A utilização de pinos intrarradiculares vem se destacando no mercado atual devido suas propriedades, variações e compatibilidade ao tecido dentário. O pino de fibra de vidro além de possuir essa similaridade é um material de fácil manipulação, baixo custo e elimina etapas laboratoriais. Após a realização de um tratamento endodôntico o dente perde sua resistência e retenção, cabendo ao cirurgião dentista com base nos conhecimentos atuais escolher o melhor material para preencher esse núcleo fragilizado. O objetivo deste trabalho foi elucidar as vantagens do pino de fibra de vidro, pois oferece menos riscos de trincas e fraturas radiculares comparados a outros pinos intrarradiculares, Opresente estudo foi desenvolvido através da análise bibliográfica com artigos retirados das basesnacionais como Scielo, Portal Capes e Google Acadêmico, com ênfase nos artigos entre os anos de 2000 a 2021. Os estudos revisados comprovaram que as composições do pino de fibra de vidro associado aos agentes cimentantes melhoram a adesividade e distribuem as cargas de tensões de forma homogênea, diminuindo os riscos de fraturas radiculares.
REABSORÇÃO RADICULAR EXTERNA: Etiologia e Conduta Clínica
A reabsorção radicular externa é um processo de múltiplos fatores e inicia-se após uma injúria aos tecidos não mineralizados que recobrem a camada externa da raiz do dente e a parte interna do canal radicular. Esse agravo pode ser decorrente de traumas oclusais, avulsão, acidente traumático ou, em casos mais leves, correções ortodônticas. A reabsorção radicular externa é bem presente em dentes nos quais houve uma reimplantação do mesmo. Sendo ainda bem mais comum que a reabsorção radicular interna. A presente revisão bibliográfica tem como objetivo, estabelecer a etiologia, classificação, diagnóstico, conduta clínica e terapia endodôntico nos casos de reabsorção radicular externa. Foi realizado pesquisas nas plataformas digitais Pub Med (um serviço da National Library of Medicine Estados Unidos da América), Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Bireme (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde). Foram utilizados um total de 25 artigos nos períodos de 2008 a 2021, nos idiomas inglês e português. Conclui-se que são inúmeras as causas da reabsorção radicular externa, sendo elas: causa fisiológica, patológica e até mesmo idiopática, e que o quanto antes diagnosticá-la, melhor. Realizando o tratamento adequado para cada caso é de extrema importância, na tentativa de cessar a reabsorção com o intuito de o dente permanecer na cavidade oral.
TRATAMENTO PARA SENSIBILIDADE APÓS CLAREAMENTO DENTAL: REVISÃO DE LITERATURA
A busca pela estética dental perfeita tem tornado o clareamento dental um procedimento procurado com frequência nos consultórios odontológicos, visto que possui vantagens que realizam a preferência dos pacientes. Entretanto há desvantagens para esses procedimentos, na qual integram agentes clareadores que podem causar a sensibilidade pós clareamento, esses possuem um teor oxidativo que podem causar exposição da dentina, causando desconforto para os pacientes devido aos agentes térmicos. O objetivo desse estudo foi analisar uma série de artigos publicados nos últimos dez anos envolvendo a sensibilidade pós clareamento, visando a saúde da estrutura dental, a eliminação da sensibilidade e eficácia do tratamento. Foi realizado um levantamento bibliográfico nos últimos dez anos nos sites de busca a seguir: PubMed (um serviço da National Library of Medicine, Estados Unidos da América), SciELO e google acadêmico. Dentre os principais tratamentos para a sensibilidade dental, a laserterapia teve sua eficácia comprovada e quando combinada ao uso de flúor e/ou dessensibilizantes obteve resultados consideráveis. No uso preventivo, o flúor foi considerado eficaz. Os dentifrícios fluoretados e os géis dessensibilizantes apresentaram resultados razoáveis quando contendo nitrato de potássio e fluoreto de sódio. As terapias medicamentosas com anti inflamatórios não esteroidais não apresentaram resultados significantes. Sendo necessária uma avaliação individual de cada paciente para a administração da terapia apropriada.
ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA - UTI
O cirurgião-dentista (CD) mediante a unidade de terapia intensiva (UTI) tem demostrado seu desempenho e sua eficiência no tratamento e nas prevenções de doenças bucais. A microbiota desse paciente pode apresentar resistência devido à falta de higienização, e a alta colonização pode provocar patologias do trato respiratório como PAV (pneumonia associada com ventilação mecânica), xerostomia e outras patologias como doenças periodontais, cárie e trauma ocorrido pela intubação traqueal. O cirurgião-dentista é de extrema importância para o diagnóstico dessas manifestações bucais, onde estará realizando um bom planejamento e protocolos específicos para cada paciente. Oestudo teve como objetivo demonstrara importância da atuação do cirurgião-dentista na composiçãoda equipe multidisciplinar da unidade de terapia intensiva - UTI. Através de metodologia, uma pesquisabibliográfica explicativa no âmbito da saúde, que tevebase em artigos de plataformas digitais Googleacadêmico, Medline, PubMed, nos idiomas inglês e portuguêsentre o período de 2012 a 2021. Foi possível notar que o cirurgião-dentista deve utilizar seu conhecimento ehabilidade para realizar tratamentos odontológico em paciente internados nas UTIs , protocolos para realizar o manejo empacientes em ventilação mecânica invasiva (VMI) proporcionando tratamentos preventivos,prognósticose tratamentos se preciso como também realização de manobras de higiene bucal com o uso de clorexidina 0,12% para higienização, escovação convencional, onde a mesma é consideradamais eficaz para eliminaçãode biofilmes bucais.
MÉTODOS DE HEMOSTASIA EM CIRURGIAS ODONTOLÓGICAS
Hemostasia. Hemostasia cirúrgica. Fármacos hematológicos. Recuperação de sangue operatório.Situações como hemorragias graves, acabam não dependendo apenas do controle da equipe cirúrgica e necessitam de métodos que diminuam ou controlem a hemorragia. O presente trabalho, teve como objetivo compreender o processo de coagulação e as vantagens e desvantagens dos agentes auxiliares da hemostasia. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, com o propósito de investigar e reunir informações acerca dos principais métodos e agentes hemostáticos utilizados em cirurgias odontológicas, no período de 2010 a 2021. Com o avanço da tecnologia em cuidados odontológicos especiais, dispõe de vários recursos hemostáticos, sejam eles reparos locais, fármacos ou métodos mecânicos, os quais podem ser usados individualmente ou em combinação em função da resolução da hemorragia. Os agentes encontrados disponíveis foram a compressão local, pinçagem e sutura, termocoagulação, gelatinas, celulose oxidada regenerada, quitosana, colágeno microfibrilar, cera óssea, trombina tópica, albumina bovina e glutaraldeído e anestésicos. A chave para o sucesso é ter conhecimento sobre os diversos métodos apropriados, para os diferentes níveis de sangramento, que podem surgir durante possíveis complicações. A escolha vai depender do conhecimento e habilidades de cada profissional. Saber controlar a hemorragia é de extrema importância para o cirurgião-dentista não levar o paciente a obter resultados indesejáveis.
CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA: Fatores de risco associados
A cárie na primeira infância consegue fazer-se particularmente uma forma agressiva de cárie, que se inicia posteriormente a erupção dentária, progredindo em superfícies lisas, com rápido desenvolvimento e fazendo com que tenha influência negativa e duradoura na dentição. A presente revisão de literatura tem como objetivo reunir informações relevantes e atualizadas sobre os fatores de risco da cárie na primeira infância. Foram realizadas pesquisas em plataformas digitais sendoutilizado um total de 20 artigos/teses/dissertações nos períodos de 2010 a 2020, nos idiomas inglês,português e espanhol. Concluímos que a cárie na primeira infância é associada principalmente pelo fator socioeconômico que pode implicar em diversos pontos, por exemplo, o baixo poder aquisitivo na compra de alimentos não cariogênicos e na compra de produtos de higiene bucal, como também a dificuldade de levar a criança ao profissional para avaliação e acompanhamento. Também foi notado como fator associado à cárie na primeira infância a baixa escolaridade da mãe/responsável que pode impedi-los de obter informações necessárias melhor entendimento da saúde bucal da criança. As práticas alimentares também foram vistas como pontos relevantes, visto que uma criança com a dieta cariogênica está mais propicia a desenvolver a doença e juntamente com a má higiene oral haver um progresso na evolução.
ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR CASAIS HOMOSSEXUAIS
Este artigo visa elucidar de forma coesa e teórica sobre a Adoção de crianças e adolescentes por casais homossexuais, abordando aspectos gerais da adoção, da homossexualidade, dos novos conceitos de família e dos entendimentos doutrinários e jurisprudenciais acerca do tema. Buscando responder, se a sociedade está preparada para discutir a adoção por casais homossexuais? Qual a visão jurídica sobre o assunto? Quais as dificuldades que um casal homossexual encontra no processo de adoção? Utilizando-se de uma metodologia de caráter exploratória descritiva e explicativa, expondo pontos relevantes de doutrinadores sobre o tema e jurisprudências concretas, através de levantamento de pesquisas bibliográficas, documentais na área dos Direitos Humanos, Fundamentais e Civil, realizadas por meio de leituras crítico-reflexivas, tendo como objetivo a análise da adoção de menores por casais homoafetivos, dando ênfase para os aspectos jurídicos, disseminando a prática da adoção que constitui um verdadeiro ato de amor e solidariedade para os adotados de nossa sociedade, que buscam apenas o direito de poder ter uma familia.
FUNÇÃO SOCIAL DO TRIBUTO NO BRASIL
O tributo, assim como o Estado, evoluiu histórica e socialmente. Através deste artigopretende-se analisar a função do tributo no Brasil e como tem sido aplicado para alcançar os objetivospositivados no art. 3º da Constituição Federal. Paralelamente, abordar a evolução histórica do Estadoe do tributo, bem como os princípios constitucionais que fundamentam e direcionam o direito tributáriobrasileiro, analisar as políticas públicas/sociais financiadas com o fundo fiscal e, por fim, avaliar se otributo cumpre sua função social. Utilizando o método hipotético-dedutivo, o estudo é conduzidoatravés da revisão bibliográfica de conceitos doutrinários e análise de legislaçãoTributo. Constituição Federal. Direitos. Função social. relacionada, com afinalidade de avaliar qual a função social do tributo diante dos anseios da sociedade.
A EFETIVIDADE DA LEI 1074/03 NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO
Resumo: O artigo aborda a aplicabilidade do Estatuto do Idoso no Município de Porto Velho.Em caráter legal, a partir dos 60 anos o indivíduo é considerado idoso e diante disso, percebe- se um dilema social, é que o atingimento da idade madura acaba sendo encarado de forma preconceituosa pela sociedade, como se tais cidadãos estivessem inabilitados para convivência social. Por esse motivo, se faz necessário estabelecer e garantir os direitos individuais fundamentais a este grupo, visando atender a condição peculiar de envelhecimento, comum a todos. Em resumo, a legislação nacional apresenta inúmeros avanços nesse aspecto, através da criação do Estatuto do idoso, porém acontece sua efetivação em todos os seus aspectos? A população brasileira está atingindo altos índices de envelhecimento, sendo assim, a “nova” legislação precisa assumir um caráter definitivo, devendo ser cumprida e não ser apenas meros direitos teóricos. Analisaremos se a lei 10741/03 é efetiva no munícipio de Porto Velho. Este estudo será descritivo e com abordagem quantitativa. O local para desenvolvimento pesquisa será o Centro de Convivência do IDOSO, situado a Avenida Amazonas, zona Leste da capital - entidade mantida pela Prefeitura de Porto Velho. Serão entrevistados 25 idosos, ambos os sexos, na faixa etária de 60 a 86 anos. Serão tidos como prioridade para a pesquisa, aqueles portadores de algum tipo de necessidade especial a ser atendida. Em linhas gerais, ele estabelece a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público em assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL
A Lei 13.964/2019, chamada de Pacote Anticrime, introduziu um novo instituto no Código deProcesso Penal, que é o acordo de não persecução penal. O novo instituto encontra-se disposto noart. 28-A, do CPP, pois compreende-se o ajuste celebrado, em determinadas condições e presentesos requisitos legais, entre o Ministério Público e o investigado (acompanhado de seu advogado), pormeio do qual são estipuladas condições cujo cumprimento implicará em não ajuizamento de açãopenal e extinção da punibilidade. Será visto neste Trabalho de Conclusão de Curso que, o art. 28-Aarrola as condições que podem ser ajustadas pelo Ministério Público, investigado e seu defensor, aexemplo de prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, da prestação pecuniária,entre outras. Tais condicionantes, conquanto possam guardar simetria com restrições que poderiamdecorrer de uma sentença condenatória, não possuem natureza de pena, delas não decorrendo,portanto, os efeitos típicos de uma condenação, a exemplo da reincidência. Esta conclusão, inclusive,é materializada pelo § 12 do art. 28-A, ao prever que “a celebração e o cumprimento do acordo denão persecução penal não constarão de certidão de antecedentes criminais, exceto para os finsprevistos no inciso III do § 2º deste artigo” (a exceção mencionada refere-se aos registros internos doPoder Judiciário).
TRÁFICO DE DROGAS: MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE POR INFRINGIR A LEI Nº 11.343/2006
O trabalho tem como intuito mostrar a mulher, dentro do cenário em que se encontra sua trajetória e caminho percorrido, espaço que já conquistou dentro do mercado de trabalho, e o que ainda falta conquistar. Objetivo geral: demonstrar como a desigualdade de gênero, econômica e até mesmo o cenário familiar fez com que elas se envolvessem com o crime, principalmente com o tráfico de drogas. Metodologia: é bibliográfica, tendo como premissa a pesquisa em bancos de dados virtuais como o Google Acadêmico, selecionando monografias e artigos pertinentes ao tema, bem como doutrinadores que abordam o assunto com clareza. Resultados: A Lei nº 11.343/2006, mais conhecida por Lei de Drogas, está voltada para o combate às drogas, por métodos repressores, tratamento, promoção de prevenção e com medidas protetivas. A Lei trouxe consigo uma divisão referente as figuras que representam o usuário e o traficante de drogas, permitindo ao juízo usar critérios estipulados pela Lei, na intenção de diferenciá-los. Conclusão: A sociedade patriarcal, que favorece e dispõe facilidades ao gênero masculino, exclui mulheres de vagas no mercado de trabalho, gerando segregação social, necessidades que não podem ser supridas pela ausência de emprego, recursos financeiros e tudo isso acarreta a inserção à vida do tráfico de drogas, no intuito de suprir suas necessidades físicas e cuidar de sua família.
APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA E AS MEDIDAS PROTETIVAS NA CIDADE DE PORTO VELHO EM PERÍODO DE PANDEMIA
O presente trabalho apresenta os procedimentos de uma pesquisa exploratória com relação às medidas protetivas de urgência da lei nº 11.340/06 aplicadas em Porto Velho. É fonte de estudo a necessidade essencial da mudança na estrutura da compreensão da sociedade, juntamente com a responsabilidade do Estado, visando à melhora no atendimento as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Aborda-se os objetivos psicológicos e moral, das vítimas em situação de risco, e os objetivos das medidas de cunho preventivo e protetivo. São fontes de pesquisas utilizadas, pesquisas bibliográficas, consulta a legislação, sites jurídicos, além de pesquisas de campo em órgãos de defesa e proteção da mulher vítima de violência, dentre outros aspectos. É de suma importância o estudo das Medidas Protetivas à vítima de violência domestica familiar, em virtude da falta de conhecimento, muitas mulheres deixam de denunciar as agressões por não saber como ocorre todo o processamento, desde o registro de ocorrência até a concessão da medida.
LICITAÇÕES PÚBLICAS X PREGÃO
O presente artigo possui como objeto o estudo das características das Licitações Públicas, os princípios aplicados e especificados, tanto na Constituição da República Federativa do Brasil, quantos nas Leis nº 8.666/93, 13.303/2018, bem como as modalidades licitatórias. Incluindo-se ainda, a nova lei de licitações nº 14.133/2021, que passará a vigorar em 2 anos, a contar da sua publicação realizada em 01 de abril de 2021. Para tanto, a pesquisa foi feita sob os aspectos dos contratos e licitações públicas e a forma em que se origina os procedimentos gerais, o termo de referência e a formalização quanto ao provisionamento financeiro para balizar o processo nos termos da lei orçamentária. A principal finalidade deste instrumento, é transmitir as conceituações e trâmites básicos, referente aos processos de aquisições e contratações no âmbito da Administração Pública, no intuito de esclarecer quanto aos processos, resultados, garantias, e quanto a transparência da Administração, das compras e contratações de produtos e serviços prestados à coletividade, mas também, à prática da cidadania. Entende-se que a padronização dos Procedimentos de Compras e Serviços proporcionam maior eficiência e celeridade aos processos, além de se obter melhores resultados no alcance de um serviço público de qualidade. Neste sentido, reúne-se neste artigo, definições, observações gerais, roteiros, com o objetivo geral de esclarecer a rotina das atividades pertinentes às aquisições de materiais e contratações de serviços, demostrando os objetivos específicos, a racionalização de métodos e os procedimentos para cada modalidade de compra ou contratação de serviço.
CRIMES CIBERNÉTICOS: A PROTEÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NOS CRIMES SEXUAIS NA INTERNET E O EFEITO NEGATIVO DO COVID-19
Este artigo tem como objetivo de apresentar e conceituar os principais crimes sexuais online cometidos contra as crianças na internet, discutir sobre como ocorre a proteção da criança contra os crimes sexuais cibernéticos. Dos crimes sexuais na internet, as legislações brasileiras na proteção contra crimes sexuais, meios que os abusadores usam para se aproximarem das vitimas, o efeito negativo do covid-19 na proteção contra crimes sexuais na internet, o uso de agentes infiltrados em grupos de redes sociais, métodos preventivos, a denuncia como principal arma. O estudo será caracterizado com abordagem quantitativa, com o objetivo descritivo e procedimento documental, pois apresentará dados e legislações sobre a proteção das crianças e adolescente contra crimes virtuais, para validar o caminho percorrido ao objetivo proposto do assunto.
POR UM USO RACIONALIZADO DAS PLANTAS MEDICINAIS
Nós acadêmicos do curso de Farmácia do Centro Universitário São Lucas, campus Porto Velho, no âmbito do componente curricular Projeto de Extensão Farmácia Viva no SUS, ministrado pelo professor Leonardo Lucas A. Oliveira, estabelecemos o projeto de extensão denominado "Por um uso racionalizado das plantas medicinais" com o intuito de aquilatar o grau de conscientização dos consumidores de plantas e ervas medicinais acerca dos riscos de uma irrestrita interação medicamentosa.
A MULTIPARENTALIDADE E AS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS
O presente estudo tem por objetivo analisar o fenômeno da multiparentalidade e suas consequências jurídicas. A família contemporânea se constitui de várias maneiras e padrões, coexistindo vínculos que vão além da genética. Neste sentido, é demonstrada a viabilidade para seu reconhecimento jurídico, as novas formas de bases familiares que vêm favorecendo a manifestação da socioafetividade e priorizando garantir os interesses da criança e do adolescente, que cria vínculos paterno-filial desvinculado da genética. Portando será estudado o fenômeno da multiparentalidade, momento em que serão analisadas as consequências jurídicas geradas por seu reconhecimento e seus possíveis efeitos legais.
MULHERES NO TRÁFICO DE DROGAS: AS MOTIVAÇÕES PARA O ENVOLVIMENTO NA CRIMINALIDADE
Esse artigo abordará o envolvimento de mulheres no mundo do crime, especificamente no tráfico de drogas, estudando as mulheres e o contexto social em que vivem e crescem, traçando o perfil dessas mulheres, identificando as principais motivações do envolvimento das mulheres na criminalidade, bem como observar de que forma o Estado pode contribuir para amenizar a criminalidade feminina. Com auxílio bibliográfico, mostrará a luta que uma mulher com poucas oportunidades durante a vida passa para conseguir empregos e prover sua subsistência e de sua família. Ao final, explicando a pouca eficácia das políticas públicas existentes e considerando soluções para a melhoria dessas ações, para que possam realmente ajudar as mulheres.Palavras-chaves: tráfico, drogas, mulheres, criminalidade.
A CONCESSÃO DO PORTE DE ARMA DE FOGO AO CIDADÃO COMUM
O presente artigo visa a análise e exposição do tema em questão, bem como de sua constitucionalidade e viabilidade das normas estabelecidas no país referente o uso de arma de fogo, e a eficácia destas normas para com os números da criminalidade. Atualmente, vigora no Brasil o estatuto do desarmamento, o qual restringe o uso de armas de fogo pelos civis, dispondo no regulamento os requisitos e condições para a aquisição e legalização do porte àqueles que não ocupem cargo público, porém desde a implementação tal legislação se revelou inócua para a contenção criminal ao comparar os anos anteriores à sua propositura. O problema é claro não está na arma, no entanto, em um país vasto de desigualdades sociais e tributos, e a idealização do porte de armas como direito fundamental da legítima defesa como garantia de proteção ao cidadão comum, o assunto demonstra a necessidade de um olhar mais atento do Estado em relação à política de armamento do país, vez que põe em risco a segurança dos cidadãos ao vir a tona no atual cenário político a flexibilização destas normas dispostas no Estatuto, tratando-se especificamente da retirada da comprovação de necessidade e a alteração da idade mínima como requisitos para a obtenção de armas.
ALIENAÇÃO PARENTAL: ALGUMAS FORMAS DE SUA MANIFESTAÇÃO
A síndrome de alienação parental foi descrita na década de 80, caracterizando-se como um distúrbio que afetaria menores em situação de disputa de guarda pelos genitores. Desenvolve-se com a programação ou “lavagem cerebral” realizada por um dos genitores no intuito de que a criança ou adolescente rejeite o outro genitor. No entanto, vale ressaltar que qualquer um dos parentes, não só os cônjuges, pode realizar a alienação parental. Pode configurar como qualquer forma de tentar denegrir a imagem do ente alienado perante do menor, dificultar a autoridade, o contato ou convívio do alienado com a criança e, ainda, ocultar do alienado informações importantes sobre a criança, apresentar falsas denúncias e ainda mudar para local distante do genitor alienado. Acarreta sérias consequências, não só ao alienado, mas também à criança, podendo essas alterações tornar-se sequelas permanentes, o que acabaria prejudicando todo o convívio social e as áreas psicológicas e físicas de quem foi atingido. Diversas são as sanções a serem aplicadas ao alienador, dentre elas vigoram advertência ao alienador, ampliação da convivência com o genitor alienado, multa ao alienador, acompanhamento psicológico, alteração da guarda do menor, essas visam inibir a prática da alienação parental, tendo em vista a proteção psicológica e física da criança exposta a essa situação. Assim, nota-se que as formas de combate à alienação parental são a guarda compartilhada, intervenção do judiciário e ações para conscientização dos genitores e população sobre o assunto.
LEI MARIA DA PENHA E AS MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA
O presente trabalho trata sobre a lei 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha e suas medidas protetivas de urgência aplicadas ao agressor e á ofendida, no decorrer do trabalho vamos analisar o breve histórico da violência contra as mulheres, a importância dos movimentos feministas no Brasil, identificar as medidas protetivas que não estão sendo eficazes, aonde a legislação, o Estado, poderia dar mais atenção e investir na estrutura e focar principalmente na educação para que possa ter resultados positivos na família e no âmbito social. A violência doméstica é um problema social que vem desde dos primórdios e precisa ser sanado, diariamente vemos notícias nos jornais de mulheres sendo violentadas por seus companheiros ou ex-companheiros. O trabalho irá abordar também as formas de violência doméstica e familiar descrito na lei, como a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. É preciso manter a igualdade entre homem e mulher, é preciso respeito e educação, a lei 11.340 foi um grande avanço e uma inovação legislativa de proteger a mulher dos agressores, mas um grande desafio ainda persiste em executar a lei de forma benéfica para que os homens não voltem a agredi-las, é preciso uma transformação da sociedade, livrando-a de toda a cultura patriarcal ou misógina.
OBRAS INACABADAS E EDFICAÇÕES ABANDONADAS PELO INCORPORADOR IMOBILIÁRIO, SUA DESTITUIÇÃO E A RETOMADA PELOS ADQUIRENTES.
O presente artigo tem como objetivo analisar as problemáticas que circundam as questões sobre as obras atrasadas e abandonadas pelo incorporador imobiliário. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com viés bibliográfica e telemática. O assunto escolhido é sobre as obras inacabadas e edificações abandonadas pelo incorporador imobiliário. Disto se extrai a problemática: Quais as consequências advindas desta relação tão complexa? Como conduzir o conflito na seara judicial?Como hipótese a resolução desta questão seria apontar as tratativas da destituição da incorporação no judiciário, considerando que a grande maioria das ações são no intuído de reaver o valor pago e/ou indenizações. No caso concreto é possível averiguar na maioria das ações são para a responsabilização da incorporadora e não de sua destituição. O trabalho mostrará ainda o procedimento de destituição do incorporador imobiliário, com previsão na Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, que dispõe sobre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias. A relevância do trabalho no contexto social é apresentar para à sociedade alternativas decorrente dos reflexos da paralisação das edificações, das quais enfrentam a mais de uma década. A pesquisa destaca ainda que muito embora a cidade de Porto Velho – RO não seja verticalizada, já sofre com estes dilemas, pois se observou mais de 6 (seis) empreendimentos de torres residenciais com as obras paralisadas, que onde se observou mais um número superior a mais de 200 (duzentas) unidades habitacionais. Portanto essa pesquisa conclui que a destituição da incorporadora seria a melhor opção para que os adquirentes concluam a obra.
A PRISÃO CIVIL EM RAZÃO DO INADIMPLEMENTO DA PENSÃO ALIMENTÍCIA EM ÉPOCA DE PANDEMIA DA COVID-19
O presente artigo visa identificar e expor o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acerca da flexibilização da prisão civil em razão do inadimplemento da pensão alimentícia em época de pandemia da Covid-19, conferindo ao credor o poder de decidir qual método coercitivo deverá ser aplicado ao devedor, vez que àquele tem um conhecimento melhor sobre este, sabendo qual método será mais eficaz. A prisão civil é um método coercitivo aplicado pelo judiciário, com o intuito de persuadir o alimentante a cumprir com sua obrigação alimentar para com o alimentando. Insta salientar que esta prisão civil, no ordenamento jurídico brasileiro, é uma exceção, pois a regra é que não haverá prisão civil por dívida. No artigo são elucidados elementos necessários para a compreensão do tema abordado, sendo eles: origem, conceito e características do novo coronavírus, bem como da pensão alimentícia e da prisão civil. Além disso, a pesquisa tem o objetivo descritivo, vez que discorre sobre um tema conhecido e muito debatido no âmbito jurídico e acadêmico, o qual se encontra com uma nova visão em virtude do atual cenário pandêmico. E referente ao delineamento, foi uma pesquisa bibliográfica, embasada em conhecimentos advindos do Código Civil, do Código de Processo Civil, da Constituição Federal de 1988, da Lei nº 14.010/2020, do RDC nº 444/2020, da Portaria nº 356/2020, das Recomendações do CNJ de nº 62, 68 e 78, todas de 2020, da Súmula Vinculante nº 25 do STF, do entendimento do STJ, de livros, artigos e monografias publicadas.
DIREITO PENAL: A DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO DE MACONHA CRIMINAL LAW: THE DESCRIMINALIZATION OF THE USE OF MARIJUANA
Refletir sobre a atual situação das penitenciárias no Brasil, mostrando o quantitativo de pessoas que estão presas por crimes ligadas ao uso de maconha. Mostrar os números e fatos, além de opiniões sobre o tema, de modo a gerar um conhecimento de causa que pode resultar futuramente em algo extraordinário. O meio pelo qual o projeto se desenvolverá será com a leitura de literaturas que já abordam o tema, com consulta a fóruns e grupos de discussões, como consultas a julgados anteriores e doutrinas sobre a matéria criminal.
A ATUAÇÃO DO CONSELHO TUTELAR NO COMBATE A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Este artigo busca compreender o tratamento de crianças e adolescentes na Constituição da República Federal do Brasil, que descreve os direitos fundamentais como mecanismo para o desenvolvimento integral de meninos e meninas, observando o Conselho Tutelar e suas ações no combate às violações dos direitos de crianças e jovens. O método de abordagem é o método dedutivo. A tecnologia processual é uma monografia.
ASSÉDIO MORAL A TRABALHADORES REABILITADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
O presente artigo visa relatar como ocorre o assédio moral no ambiente de trabalho, observando a garantia de direitos fundamentais do trabalho estabelecidos na Constituição Federal de 1988. É evidente que devido à configuração particular da empresa e às relações de trabalho subordinadas o assédio moral no trabalho pode encontrar um terreno fértil para o seu desenvolvimento, além disso, está presente na sociedade desde os primórdios. Desta forma este estudo tem como objetivo mostrar o assédio moral sofrido pelos trabalhadores reabilitados por LER/DORT (Lesão por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Com isso, buscamos mostrar que a legislação trabalhista vigente em nosso pais ainda é muito limitada quanto a reparação dos danos morais aos trabalhadores que sofrem de assédio moral no ambiente de trabalho. E com isso, se faz necessário o estudo datemática, realizando uma abordagem sobre o assédio moral, e as consequências jurídicas; sociais e psicológicas sofridas no ambiente laboral, além de expor processos históricos a fim de compreender as questões do assédio por meio de aspectos jurídicos.
OS EFEITOS DA DUPLA PATERNIDADE NO REGISTRO CIVIL BRASILEIRO EM RELAÇÃO AO PRÍNCIPIO DO SAISINE
A sociedade modifica seus costumes a todo o momento, de forma que o não era aceito em um determinado período, passa a ser aceitável no futuro, por esse motivo, algumas situações acabam ficando ultrapassadas e necessitam de ajustes, para andarem de forma a acompanhar as evoluções da sociedade, e no ramo do Direito isso não é diferente. O princípio do Saisine, determina que, falecido o de cujus, a herança passará de forma imediata a herdeiros legítimos e testamentários, e assim evita-se que os bens deixados fiquem sem um titular. Frente a isso, a possibilidade de anotação de dois ou mais pais no registro civil é um assunto bastante novo no ordenamento jurídico e essa nova hipótese não se restringe somente a paternidade que signifique mais, de forma afetiva. Dessa forma, apresenta-se, de modo a visar o que seja melhor para o filho, no tocante aos direitos, deveres e principalmente, liberdade para escolher quem integrará ou não seu registro civil. Diante disto, o presente estudo busca analisar os efeitos da dupla paternidade no campo dos direitos sucessórios brasileiros por meio da revisão bibliográfica intergrativa.
AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO GEOTÉCNICO DE UM SOLO ESTABILIZADO COM RESÍDUO DE CERÂMICA VERMELHA
Os resíduos sólidos, como a cerâmica vermelha, têm sido reutilizados pela construção civil com o objetivo principal de diminuir suas áreas de disposição e, por conseguinte, os impactos ambientais ocasionados. Deste modo, o presente trabalho apresenta um estudo da utilização de resíduo cerâmicos em misturas com solo para o emprego no ramo da pavimentação e obras de terra, buscando a melhoria das propriedades geotécnicas e mecânicas do solo em estudo. Para cumprimento do objetivo, foram estudadas três proporções (10%, 20% e 30%) de resíduos cerâmicos vermelhos (RCV) em um solo característico de Porto Velho/Rondônia (RO). Para avaliação geotécnica e mecânica das misturas, foram utilizados os ensaios de compactação ede resistência à compressão não-confinada (RCNC). Os resultados mostraram uma redução na massa específica aparente seca máxima e aumento na umidade ótima de compactação. Além disso, nos ensaios de RCNC, foi possível observar um acréscimo na resistência dos três solos com RCV, mostrando assim a viabilidade da utilização do resíduo cerâmico como estabilizante de solo.
ESTUDO DE CASO, ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL NA CIDADE DE PORTO VELHO
O saneamento básico é indispensável à uma boa qualidade de vida para a população e é um direito garantido pela Constituição Federal como o conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais, para uma melhor e importante saúde ambiental, minimizando vários dos riscos à saúde da população, porém esse direito não é realizado para a maior parte dos habitantes da cidade de Porto Velho, com a cidade possuindo uma das piores condições de saneamento básico do país, e onde é inexistente o tratamento de esgoto, com vários projetos criados, porém, não executados por restrições administrativas que evitam que o plano do governo sejam realizados, frustrando muitas tentativas de se ter um bom sistema de saneamento básico. O saneamento básico necessitaria ser acessível por todos os habitantes de forma igualitária, mas de acordo com o estudo é mais para a parte dos habitantes de classe social mais alta, enquanto as de classe baixa recebem os impactos ambientais, pois os locais onde eles habitam não obtêm a atenção devida do Poder Público.
CAPTAÇÃO E REUSO DA ÁGUA PLUVIAL EM UM EDIFÍCIO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO – RO
A sustentabilidade no setor da construção civil é um dos temas recorrentes nos novos empreendimentos que surgem no país, ações que garantam a redução dos impactos ambientais antes, durante e após o término da obra, ações essas como a reutilização de matérias primas, ou o não desperdício da mesma. Nesse sentido, os projetos devem apresentar viabilidade econômica e garantir um meio ambiente saudável para as presentes e futuras gerações. Assim, este estudo visa apresentar a proposta de captação e reuso de águas pluviais em um edifício público no município de Porto Velho-RO. Tendo em vista uma capacidade a frente das demais regiões, o norte do Brasil é caracterizado por apresentar abundância em recursos hídricos provenientes também do processo de precipitação. O período chuvoso denominado inverno amazônico compreende um espaço temporal de 6 meses do ano, no qual são comuns precipitações quase todos os dias. Diante do cenário apresentado a presente pesquisa se justifica com o objetivo de explorar um recurso natural pouco utilizado como alternativa secundária ao abastecimento de uma edificação pública. É importante ressaltar que mesmo a região possuindo abundância em recursos hídricos a utilização de águas pluviais como alternativa de abastecimento deve ser considerada principalmente por questões ambientais e econômicas. Trazendo ainda como benefício a redução do escoamento superficial, minimizando os problemas com enchentes um problema social comumente notável em dias de chuva no município de Porto Velho – RO. O reaproveitamento do uso das águas de chuva se apresenta como um projeto ecologicamente correto e viável economicamente, devido a sua eficiência desperta a busca de empreendedores para a potencialização do projeto. O custo-benefício desse tipo de sistema e viável tendo em vista a excelente pluviosidade da região na maioria dos meses do ano.
OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL DE PORTO VELHO-RO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ESTÁGIO EM PSICOLOGIA SOCIAL
No município de Porto Velho, conforme dados da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (SEMASF, 2016), aproximadamente 300 pessoas estão em situação de rua. Um número elevado quando comparado ao Censo Rua realizado no mesmo ano, em que constam 120 pessoas nessa condição. Esse resumo tem por objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado no contexto social com a população em situação de rua e contribuir para a reflexão crítica a respeito da práxis psicológica nessa área de atuação em intersecção com a Sociologia, Antropologia, Política, Serviço Social, etc. Assim como convocar para o diálogo, profissionais e discentes, assim como docentes e responsáveis técnicos, comprometidos com a formação inicial no campo da Psicologia, para que sejam destacadas as intervenções/interações baseadas por esta ciência, de modo condizente com a realidade encontrada nas nossas cidades, a partir dos nossos cidadãos.
RELAÇÕES SOCIAIS E PANDEMIA: CONTRAPONDO VISÕES E REFLEXÕES A PARTIR DO LIVRO “LUPA DA ALMA” DE MARIA HOMEM
O presente artigo teve como objetivo analisar quais os reflexos da Pandemia de Covid-19 sobre relações conjugais, familiares, de trabalho e de luto. A escolha destas relações-temas foi pensada a partir do Livro “Lupa da Alma: Quarentena Revelação” da psicanalista Maria Homem. A partir das tratativas do livro, o debate sobre as relações foi ampliado com artigos, caracterizando a pesquisa como uma Revisão Narrativa de análise hipertextual. Os artigos foram selecionados a partir da plataforma Google Acadêmico e somaram 15 ao total. Ao fim, notou-se que a pandemia evidenciou as mazelas de uma sociedade desigual, que em nome da economia expõe os sujeitos as mais diversas vulnerabilidades, reverberando em todas a relações dos sujeitos, no espaço privado e público, além disto, a pandemia proporcionou transformações significativas nas esferas individuais e coletivas, como o fortalecimento de redes de apoio, manifestações em prol da garantia de direitos e o desejo por relações mais “profundas”.
SAÚDE MENTAL DO FUNCIONÁRIO NO SERVIÇO ESSENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
O presente artigo, tem como objetivo explorar como o funcionário do serviço essencial tem sido visto diante aos impactos que a pandemia da Covid-19 tem causado no mundo e como isso tem afetado seu bem-estar, principalmente diante aos acontecimentos de grandes aflições que impactam diretamente a saúde mental dos envolvidos. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica qualitativa, elaborado com base em artigos atualizados e publicados na internet de livre acesso ao público. Uma busca exploratória a fim de identificar as dificuldades compelidas a estes funcionários, elucidar os pensamentos e comportamentos diante o novo cenário no qual a pandemia da Covid-19 vem trazendo, no intuito de gerar reflexões sobre as necessidades enfrentadas por esta classe trabalhadora, em busca de um bem-estar psíquico com uma possível intervenção efetiva e condizente a essa realidade.
CANNABIS E SEUS EFEITOS: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DE SEUS ESPAÇOS DE PRODUÇÃO, METODOLOGIAS E CONCLUSÕES
Por meio de uma revisão bibliográfica, este artigo possui como tema a Cannabis e seus efeitos, com o objetivo geral de verificar os trabalhos publicados acerca do tema, ao apontar a utilização da Cannabis pelo ser humano em seus aspectos positivos e negativos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. As informações aqui obtidas foram coletadas a partir de artigos científicos publicados no período de 2010 a 2020, encontrados nas bases de dados SciELO (Scientific Electronic Libary Online), PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia) e Google Acadêmico. Os artigos apenas foram aceitos quando o tema se tratava de Cannabis, temas relacionados à saúde e à psiquiatria, tendo como foco sempre a Cannabis e seus efeitos.
INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS DE CERÂMICA VERMELHA NA COMPOSIÇÃO DO CONCRETO
O setor de construção civil vem se expandindo significativamente nos últimos anos e é considerado um dos maiores geradores de resíduos do mundo, que são denominados de resíduos de construção civil (RCC). A preocupação com o meio ambiente vem incentivando a pesquisa de reutilização destes resíduos sólidos para o desenvolvimento sustentável, já que o reuso é um fator importante tanto para o meio ambiente, diminuindo os resíduos urbanos, tanto para empresas, diminuindo os custos de material. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a possibilidade da reutilização de resíduos de cerâmica vermelha (RCV) no preparo do concreto, substituindo parcialmente o agregado miúdo natural (areia), sendo realizados substituições de 25%, 50% e 75% do agregado miúdo natural por agregado miúdo artificial. Foram avaliados a trabalhabilidade de todos os traços bem como as resistências à compressão aos 7 e 28 dias. Os resultados mostram que todos os traços com substituição obtiveram resistências superiores ao traço referência, em especial os traços de 50% e 75%, mas que a trabalhabilidade foi comprometida em todos os traços com substituição. Dessa forma conclui-se que os resultados obtidos mostram o potencial de utilização desse resíduo na confecção de concretos.
AVALIAÇÃO DE ARGAMASSAS DE CIMENTO PORTLAND UTILIZANDO RESÍDUO DE VIDRO MOÍDO
O crescimento industrial, bem como as indústrias da construção civil, traz como consequência a desenfreada geração de resíduos, somado às enormes emissões de gases poluentes na atmosfera. Com o constante esforço de tentar conter esses impactos causados ao meio ambiente, busca-se alternativas de reutilização de resíduos incorporados como material suplementar em compósitos cimentícios. Deste modo, o vidro quando finamente moído, tem apresentado grande potencial pozolânico, entretanto, a sílica amorfa contida em sua composição requer cuidados uma vez que pode manifestar expansões devido à reação álcali-sílica, vindo a comprometer a propriedade dos compostos. Nesta presente pesquisa, foram analisados a substituição parcial do cimento Portland por resíduo de vidro moído nos teores de 10%, 20% e 30%. Para isso, os constituintes da argamassa foram caracterizados física e quimicamente, e posteriormente, efetuados ensaios a partir de suas propriedades no estado fresco, conforme o espalhamento, e no estado endurecido, de acordo com a resistência à compressão axial. Os resultados alcançados mostraram que os traços com teores de 20% e 30% de substituição exibiram os maiores ganhos de desempenho mecânico entre a idade inicial e final de 28 dias. Sendo assim, o resíduo de vidro finamente moído apresenta potencial uso como adição mineral na confecção de argamassas.
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS DE MOLDAGEM E INDICAÇÃO DE USO
No mundo moderno, é reconhecido as grandes opções de escolha dos materiais de moldagem, sendo eles responsáveis por proporcionar trabalhos como reabilitações protéticas e restauradoras, onde os cirurgiões-dentistas necessitam conhecer as principais indicações e contraindicações de cada material, assim como suas classificações. O objetivo deste trabalho é uma revisão de estudos para maiores conhecimentos dos materiais de moldagens contemporâneos, afim de ilustrar suas indicações e contraindicações, vantagens e desvantagens e suas propriedades de acordo com suas classificações. Foram utilizados para esta revisão de literatura, artigos científicos, livros e plataformas digitais (Scielo, PubMed e Google Acadêmico), sendo eles do ano de 1984 a 2017. Desta forma, conclui-se que em comparação a todos os materiais, o silicone de adição e o poliéter mais se destacam perante aos estudos, apresentando menores alterações dimensionais, entretanto, o profissional deve sempre se atentar aos pós e contras de cada material de moldagem, reconhecendo qual o melhor material a ser utilizado, evitando-se eventuais despesas e transtornos. Além disso foram observados que cada vez menos vem sendo estudados os materiais de moldagem contemporâneos, pois o mundo vem se atualizando para a técnica de moldagem digital e aumentando a busca por seus estudos.
DIMENSÃO VERTICAL DE OCLUSÃO DIMINUÍDA: Tipos de tratamento
A dimensão vertical de oclusão é categorizada como a distância entre dois pontos na maxila e mandíbula. A diminuição da DVO pode causar desgastes dentários como bruxismo e perdasem excessos de dentes posteriores por doenças periodontais. Para que haja reabilitação correta e adequada da dimensão, foram abordados alguns métodos como restaurações diretas, restauraçõesindiretas, próteses parciais, próteses totais e prótese sobre implantes. É necessário que a reabilitação da DVO seja aumentada melhorando a qualidade de vida do paciente afetado. O cirurgião-dentista deverá ter o conhecimento e as habilidades necessárias e corretas ao reabilitar as funções do sistemas estomatognático. O tratamento tem a importância de adequar e levar em conta as funções estéticas, funcionais, psicológicas, emocionais e o custo financeiro dos pacientes em questão, trazendo um resultado de conforto, segurança e estabilidade para o mesmo. Este artigo tem como objetivo mostrar as características principais do que é a Dimensão Vertical de Oclusão Diminuída, buscando avaliar os passos que envolvem o seu restabelecimento, desde o conceito da DVO, até as causas e consequências da sua diminuição, e das características estéticas e dos distúrbios físicos e funcionais, meios e guias de diagnóstico e os tipos de tratamentos utilizados e encontrados em diversos artigos epesquisas que estão disponíveis nas literaturas.
TÉCNICA DE ZUCCHELLI E DE SANCTIS NA PREVISIBILIDADE DE RECOBRIMENTO DE RECESSÕES MÚLTIPLAS
A recessão gengival é uma característica encontrada na Periodontia com muita frequência, apresentando-se por uma exposição radicular, é mensurada pelo deslocamento apical da margem gengival em relação à junção do cemento-esmalte associada a profundidade de sondagem; ou seja, caracterizada pela migração apical da gengiva devido à perda de altura óssea. A terapia Periodontal consiste em associar a fase não cirúrgica visando estabilizar a perda dos tecidos de inserção dos dentes (osso e ligamento) e a fase cirúrgica com intuito de regenerar os tecidos de proteção (gengiva), essa terapia tornou-se evidente durante a década passada, onde diversos procedimentos regenerativos apresentaram um grande potencial para corrigir não só a recessão gengival, pelo aumento da largura e altura da gengiva inserida ou queratinizada, como também pelo recobrimento radicular parcial e completo. O objetivo desse trabalho de revisão de literatura é mostrar as vantagens que a Técnica de Zucchelli e De Sanctis promove quanto à cicatrização de primeira intenção, preservando as papilas e melhorando a previsibilidade do recobrimento radicular. Atualizando o prognóstico de recobrimento utilizado na Classificação de Miller, para a Classificação das Doenças e Condições Periodontais e Peri-implantares de 2018. Concluiu- se que a Técnica de Zuccheli e De Sanchis é considerada como uma técnica superior às outras devido à previsibilidade do recobrimento radicular e pelo aspecto final da cicatrização das papilas.
PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA OCLUSÃO TRAUMÁTICA CAUSADA POR FALHAS ANATÔMICAS NAS RESTAURAÇÕES
Restaurações com falhas anatômicas são uma frequente causa de oclusão traumática, podendo gerar diversos efeitos nocivos ao sistema estomatognático. O objetivo desse estudo é identificar quais as principais consequências de uma oclusão traumática provocada por falhas na reconstrução da anatomia nas restaurações dentárias. A pesquisa bibliográfica foi realizada nasbases de dados PubMed, SciELO e LILACS, sem restrição de idioma ou data de publicação, além da biblioteca virtual do São Lucas Educacional. Foram incluídos estudos que abordavam uma ou mais consequências da oclusão traumática e excluídos os que não tinham relação direta com o tema. A maioria dos estudos abordaram o trauma oclusal como fator de risco para alterações no ligamento periodontal e osso alveolar. O trauma oclusal tem como principais consequências: alteração tecidual no ligamento periodontal, reabsorção do osso alveolar (que podem provocar mobilidade dental) e inflamação na polpa dentária, (que pode acarretar patologias pulpares). Além disso, também pode intensificar a progressão da doença periodontal, aumentando seus efeitos destrutivos. Diante disso, fica evidente a importância da morfologia dental nas restaurações dentárias, e por existir poucas pesquisas que abordam as falhas anatômicas das restaurações em dentes humanos, se faz necessário mais estudos relacionados ao tema.
A DIFERENÇA DO DIAGNÓSTICO ENTRE A CÁRIE E O SULCO PIGMENTADO: REVISÃO DE LITERATURA
O objetivo deste trabalho foi realizar uma abordagem sobre o diferencial da cárie e do sulco pigmentado. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases dos dados eletrônicos no PUB MED/Medline, Lilacs, e Scielo no período de 2013/2019. A cárie é uma doença multifatorial causada pela bactéria Streptococus mutans que provoca a desmineralização dos dentes, enquanto que o sulco pigmentado (selamento biológico) é a remineralização do dente. A cárie pode ser prevenida, controlada, e até mesmo revertida. Para prevenção é necessário conhecer a sua etiologia e os fatores de risco para o seu desenvolvimento. A estratégia mais indicada no controle da cárie é a coletiva, por meio de ações de saúde pública de adequação de hábitos de higiene bucal, alimentação da população e controle do flúor. As lesões enegrecidas da cavidade bucal, são provenientes de diversos fatores, tais como; locais, sistêmicos, fisiológicos ou patológicos. A cor, localização, distribuição e duração são características essenciais para o diagnóstico das lesões, sendo extremamente importante que a história médica e odontológica familiar seja levada em consideração, bem como o uso de fármacos e drogas. Na conclusão da pesquisa constatou-se que o diferencial da cárie e do sulco pigmentado está no olhar clínico do profissional, e no uso de tecnologias, como a radiografia inter proximal, entre outros métodos, apropriados para possibilitar um diagnóstico correto. Dessa forma, saber detectar e diferenciar a cárie do tipo de manchamento é primordial para poder executar os procedimentos adequados a cada caso, fazendo com que o tratamento seja bem-sucedido.
FUNÇÕES ORAIS DE PACIENTES EM TRATAMENTO ORTODÔNTICO
O presente estudo objetivou investigar as possíveis alterações de respiração, mastigação, deglutição e fala em usuários de aparelhos fixo com brackets metálico. Trata-se de uma pesquisa quantitativa de caráter transversal, realizada na clínica escola de odontologia do Centro Universitário São Lucas, na cidade de Porto Velho - RO, entre os meses de outubro e dezembro de 2019. Foram entregues e esclarecidos aos sujeitos o termos de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Os participantes da pesquisa foram avaliados quanto os aspectos orofaciais e miofuncionaisrelacionados á respiração, mastigação, deglutição e fala. Na função respiratória verificou-se que 85,7% dos sujeitos apresentaram modo de respiração oronasal. Na função mastigatória 81,0% apresentaram incisão pelos dentes anteriores (os incisivos centrais e laterais) e 9,5% dos sujeitos apresentaram incisão lateral e com os dentes posteriores; 95,2% apresentaram fechamento sistemático com velocidade adequada; 61,8% dos sujeitos alegaram que seu lado preferencial mastigatório era o lado direito, 33,3% alegaram que o lado preferencial de mastigação é o lado esquerdo e 4,8% alegaram não saber. Na avaliação da deglutição habitual de sólido 92,5% apresentaram contenção adequada do alimento na cavidade oral e contração do músculo orbicular; 95,2% dos sujeitos apresentaram postura de língua atrás dos dentes; 76,2% dos sujeitos apresentaram ausência de contração do músculo mentual. Já na avaliação de deglutição habitual do líquido 57% dos sujeitos não contrariam o músculo mentual; 85,7% dos sujeitos não foi possível ver a postura de língua. Na avaliação da função de fala um sujeito (4,8%) apresentou distorção do fonema /s/ de forma sistemática e outro sujeito (4,8%) apresentou omissão do fonema /r/ palatal também sistemático. Conclui-se que os pacientes em tratamento ortodôntico possuem alterações nas funções de respiração e mastigação.
FECHAMENTO DE DIASTEMAS EM DENTES ANTERIORES COM LAMINADOS E RESINA COMPOSTA
No mundo atual existe uma busca por um sorriso perfeito fazendo com que o paciente procure cada vez mais tratamentos odontológicos muitas vezes apenas por razões estéticas. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre qual técnica deve ser utilizada em fechamento de diastema em dentes anteriores, levando em consideração as vantagens e desvantagens do uso de laminados cerâmicos e de resina composta. A faceta representa o recobrimento de toda a face vestibular do esmalte dentário por um tipo de material restaurador, que é fortemente aderido ao elemento dentário por meio de aplicação de sistemas adesivos. Pode ser elaborada pela técnica direta (com resina composta), sendo assim, não precisa de procedimento laboratorial ou indireta (resina ou cerâmica), que é confeccionada em laboratório, devendo de tal forma proporcional as propriedades ópticas, mecânicas e biológicas sendo a mesma semelhante com a do esmalte dental. A técnica e o material apropriado para o tratamento eficaz são baseados no tempo, nas limitações físicas, psicológicas e econômicas. A aplicação de restaurações diretas fornece uma excelente opção de tratamento para dentes fraturados e para fechamento de diastemas. Mesmo quando é tomado o máximo cuidado durante todas as etapas do procedimento, às vezes ocorrem falhas como fraturas, lascas ou descoloração marginal e defeitos. Os Cirurgiões-Dentistas devem estar cientes de que a preparação para laminados permanece dentro do esmalte, para garantir a resistência da união e evitar ou minimizar a ocorrência de sensibilidade pós-operatória.
CLAREAMENTO DENTAL: Sensibilidade após tratamento clareador
O objetivo neste estudo foi identificar na literatura os aspectos relevantes relacionados à sensibilidade dental após o tratamento clareador. Buscando conhecer as principais causas da sensibilidade dentinária, assim como sua possível prevenção, técnicas a serem usadas e tempo de exposição do agente clareador, para diminuir a sensibilidade dental após o tratamento clareador, medidas como diminuir o tempo de uso do produto, a aplicação de flúor tópico, agentes dessensibilizantes e diminuição das concentrações dos agentes clareadores contribuem para uma diminuição da sensibilidade. Esse trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica através de análise de artigos científicos nos bancos de dados do PubMed e Scientific electronic Library Online (SCIELO), com os dados levantados de 2006 a 2017. O clareamento dental por ser um procedimento seguro, eficaz e conservador tem sido um tratamento odontológico muito procurado pelos pacientes. Na literatura diversos estudos afirmam que a sensibilidade dental é o principal efeito adverso do clareamento dental, afeta mais da metade dos pacientes em diferentes graus. uscando conhecer as principais causas da sensibilidade dentinária, assim como sua possível prevenção.
DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA COMO FERRAMENTA DE IDENTIFICAÇÃO HUMANA
A odontologia forense trabalha com o corpo humano em diferentes estágios tais como dilacerados, carbonizados, em decomposição ou esqueletizados. E com determinada frequência, são realizadas antes mesmo da causa da morte ser definida. O objetivo desse trabalho é apresentar através de revisão de literatura a importância da documentação odontológica nos casos de identificação humana de corpos onde as pessoas não foram identificadas através de outros métodos. Para realização desse artigo foram utilizadas as bases de dados PubMed, Bireme, Lilacs e SciELO, utilizando as palavras-chaves: odontologia legal, identificação humana, odontologia forense e documentação. Conclui-se que a confecção do prontuário é de suma importância quando bem realizado e escrito de maneira legível, sem omissão de quaisquer informações, pois podem ser utilizados pelos peritos no intuito de identificar alguém que foi brutalmente assassinado, carbonizado, desfigurado ou vítima de desastre em massa.
AVALIAÇÃO DA DOR PÓS-OPERATÓRIA NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO APÓS O USO DAS TÉCNICAS ROTATÓRIA E RECIPROCANTE: Revisão De Literatura
Atualmente as técnicas que utilizam o movimento rotatório, quanto as que utilizam o movimento reciproco são amplamente aplicadas na endodontia. A pesquisa foi realizada através de pesquisa literária sobre avaliação da dor pós-operatória após a utilização das técnicas rotatória e reciprocante de instrumentação no tratamento endodôntico, adotando-se a metodologia de abordagem qualitativa de natureza descritiva, utilizando Endodontia, Medição de dor, Escala visual analógica, Tratamento, Cuidados pós-operatórios, entre outros como descritores, foram validadas publicações de 2010 a 2020, em língua portuguesa, inglesa e espanhola. O objetivo foi avaliar a dor pós-operatória, após a utilização de ambas os sistemas, discorrendo sobre o assunto identificou-se que não hádiferenciação significativa ao aparecimento de dor pós-operatória em relação aos dois sistemas analisados e que apenas o sistema empregado não é o suficiente para determinar o motivo da incidência ou não de dor, já que outros fatores devem ser meticulosamente analisados também, como antecedentes médicos do paciente, capacitação do profissional, instrumentalização utilizada, situação física e emocional do paciente no momento do procedimento.
CORRELAÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL EM PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS
Introdução: A periodontite é uma doença infecciosa de origem bacteriana que afeta os tecidos de suporte dos dentes e acarreta inflamação crônica, destruição do tecido conjuntivo e osso alveolar ao redor do dente, causando, futuramente, a perda. A Doença Renal Crônica (DRC) se caracteriza pela diminuição ou perda total da capacidade de filtração. A partir de estudos foi observado que a doença periodontal (DP) está intimamente ligada a perda do transplante renal. Se faz necessário que se tenha o acompanhamento odontológico desse paciente, para que tais focos sejam sanados e evitados, assim, mantendo a saúde bucal dos pacientes transplantados renais, evitando risco de rejeição do órgão. Objetivo: Apresentar informações sobre a relação entre a doença periodontal e a doença renal crônica em pacientes transplantados renais. Metodologia: Foi realizado levantamento de dados bibliográficos utilizando bases de dados PubMed e Scielo. Conclusão: Pacientes com a doença periodontal e portadores de transplante renal tem maiores chances de desenvolver patologias orais, além de degenerar o órgão transplantado. Portanto, é necessário a terapia periodontal básica e monitoramento da saúde bucal no período pré e pós transplante renal para detectar e combater focos infecciosos.
INFLUÊNCIA DO MATERIAL DE ALTA DENSIDADE SOBRE OS VALORES DE CINZA DE TECIDOS DENTÁRIOS EM IMAGENS RADIOGRÁFICAS OBTIDAS POR MEIO DE SISTEMA DIGITAL SEM COMPENSAÇÃO AUTOMÁTICA DE EXPOSIÇÃO
A presença de materiais de alta densidade em sistemas radiográficos digitais afeta os valores de cinza equivalentes aos tecidos dentários, contudo, a influência deste material em diferentes sistemas precisa ser investigada. O objetivo neste estudo foi comparar a influência de material dentário de alta densidade sobre valores de cinza de tecidos dentários em imagens radiográficas obtidas por meio de sistemas digitais sem a compensação automática de exposição (CAE). Inicialmente foi desenvolvido um fantoma radiográfico que foi utilizado para demonstrar e reproduzir as densidades radiográficas dos tecidos dentários como a polpa dentária, dentina, esmalte e metal para reproduzir a alta densidade. O fantoma foi radiografado no sistema PSP, no tempo de exposição de radiação de 0,20s. As aquisições radiográficas foram repetidas na presença de material de alta densidade equivalente a um implante de titânio. Os dados coletados mostraram que a presença de um material de alta densidade não interferiu na qualidade de imagens radiográficas digitais, não afetando assim o seu contraste. Conclui-se que, em geral, a presença do material de alta densidade não influenciou nos valores de cinza das imagens radiográficas obtidas pelo sistema digital testado neste estudo e não houve nada digno de nota mesmo na ausência da CAE.