As disciplinas da grade curricular de Psicologia são amplamente direcionadas ao ensino teórico, sendo complementadas por horas destinadas ao desenvolvimento de projetos e ao estágio. Dessa forma, o aluno entra em contato com um extenso embasamento multidisciplinar para atuar nos mais diversos setores que permeiam a Psicologia, além de entrar em contato com experiências importantes para o desenvolvimento profissional, tornando-o apto a atuar na área das ciências da saúde em prol do bem-estar psicológico, tanto em nível individual quanto coletivo, seja na área do atendimento, da pesquisa ou do ensino.
Áreas de atuação do curso de Psicologia
A psicologia possui ampla área de atuação. A área clínica, que já é o mais conhecido pela população, visa reduzir o sofrimento humano, levando em conta a sua complexidade e sua subjetividade, além de atuar em situações de crise, em problemas do desenvolvimento ou em quadros psicopatológicos.
A área da Educação envolve, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino- aprendizagem.
A saúde e psicologia hospitalar, que atua em instituições específicas de saúde mental, podendo intervir em quadros psicopatológicos, tanto individual como grupalmente, auxiliando no diagnóstico e no esquema terapêutico proposto em equipe. Nas instituições de saúde, atende a pacientes, familiares e/ou responsáveis pelo paciente; membros da comunidade dentro de sua área de atuação, promovendo intervenções direcionadas à relação médico/paciente, paciente/família, e paciente/paciente e do paciente em relação ao processo do adoecer.
Na área Organizacional e do Trabalho atua como consultor interno/externo, participando do desenvolvimento das organizações como um todo. Realiza recrutamento, seleção, orientação e treinamento, análise de ocupações e profissiográficas e no acompanhamento de avaliação de desempenho, acompanhamento e desenvolvimento de pessoal bem como participar do processo de desligamento de funcionários e na preparação para aposentadorias. Além disso, realiza pesquisas e ações relacionadas à saúde do trabalhador e suas condições de trabalho.
Temos a avaliação psicológica que possui sua atuação em diversos contextos como o clínico, de saúde, avaliação para porte de arma de fogo, para cirurgia bariátrica, mudança de sexo, etc..
A neuropsicologia que utiliza-se do conhecimentos teóricos angariados pelas neurociências e pela prática clínica das funções neuropsicológicas. É uma modalidade de avaliação psicológica voltada para o exame das funções cognitivas e seus correlatos neuroanatômicos para casos em que há hipóteses de disfunções relacionadas com algum problema neurológico.
Além da Psicologia Jurídica, a Orientação Vocacional e de Carreira… enfim a psicologia possui diversas áreas de atuação para que o acadêmico siga naquele que ele melhor se identifique.
Mercado de trabalho para o curso de Psicologia
O campo de trabalho para psicólogos está cada vez mais amplo, enquanto antes era uma área restrita aos consultórios, hoje, o mercado entendeu que essa é uma profissão-chave nas temáticas que envolvem pessoas, relacionamentos interpessoais e saúde mental.
A Psicologia clínica ganhou um bom impulso nos últimos anos com a popularização dos tratamentos de médio e longo prazo para fins de autoconhecimento (terapia), superação de traumas ou ajustes de comportamento. Percebe-se que o tema saúde mental tem deixado de ser um tabu e as pessoas estão mais abertas a falar sobre seus problemas emocionais.
Infelizmente com os acontecimentos dos últimos anos a população está adoecida, ansiosa e depressiva em um número extraordinariamente alto e bastante preocupante, o que demonstra a urgência de mais profissionais qualificados para lidar com esse tipo de questão. Desta forma, precisamos de mais profissionais capacitados na área de saúde mental para tratar desta população.
Os salários variam bastante em função da qualificação, do local de trabalho e do modelo de atuação escolhido, no entanto, trabalho e reconhecimento não irão faltar para esta profissão do futuro.
Mercado de trabalho para o curso de Psicologia
A matriz curricular do curso de Psicologia inicia com disciplinas básicas para o desenvolvimento do curso, tais como fenômenos psicológicos, teorias e sistemas, ciência e profissão em psicologia e vai ao longo dos semestres adentrando em áreas mais específicas como a psicologia da personalidade, psicanálise, psicologia experimental, teorias e técnicas psicoterápicas, avaliação psicológica. A partir do terceiro período o acadêmico já inicia os estágios básicos que lhe oportunizaram o desenvolvimento de competências e habilidades em contextos de atuação profissional bem como oportunidade de experienciar o enlace da teoria x prática, buscando aprofundar seus conhecimentos teóricos, aliando a este uma vivência profissional. Além dos estágios, o curso oferece através da metodologia de projetos os Projetos Integradores no qual visa trazer os conteúdos teóricos vistos em cada componente curricular para desafios práticos, cuja demanda nasça da realidade e das demandas locais, com sua finalização originando um produto ou prática inovadora para a população. Finalizamos o curso com os estágios ênfase oportunizando estágios nas diversas abordagens da psicologia além dos diversos campos de atuação.
Mercado de trabalho para o curso de Psicologia
O curso de psicologia é um curso ofertado em diversas instituições de ensino superior, no entanto aquela que prima pela qualidade, prática e excelência profissional é o Centro Universitário São Lucas.
Perfil do egresso
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Psicologia e nas prerrogativas legais da profissão do psicólogo, o egresso do curso de Psicologia do São Lucas deve ter conhecimento geral sobre a Psicologia, desde a teoria à prática. Além disso, deve ser um profissional capacitado nos âmbitos humanos e éticos, detendo os conhecimentos e habilidades necessários para atuar desde o atendimento à pesquisa.
Dentre as suas habilidades deverão estar a capacidade de atuar na prevenção, proteção e reabilitação da saúde psicológica de indivíduos ou grupos, além de ter o senso crítico necessário para compreender os mais variados contextos, sendo capaz de avaliar e escolher as melhores medidas e atitudes a serem tomadas no tratamento e acompanhamento psicológico ou no desenvolvimento de ações e intervenções psicossociais e educativas.
O egresso também deve ser um profissional compromissado com a ética profissional, além de ser capaz de atuar profissionalmente com responsabilidade científica e social, seguindo seu embasamento técnico e teórico, aliado a uma constante busca por novos métodos e tecnologias que deverão ser obtidos por meio do hábito da pesquisa, cujo desenvolvimento é incentivado ao longo do curso.
Diferenciais do curso
01.
Aulas teóricas enriquecedoras
Direcionadas ao ensino dos mais variados enfoques e teorias, as disciplinas teóricas aproximam o aluno de diversas visões e possibilidades de atuação profissional.
02.
Desenvolvimento de projetos
Ao longo do curso, o aluno participa de aulas destinadas ao desenvolvimento de projetos, entrando em contato com desafios e com o universo acadêmico da Psicologia.
03.
Estímulo ao hábito dos estudos
Os alunos são estimulados durante todo o curso a integrar os estudos em sua rotina, mesmo após a graduação, para se manterem atualizados no âmbito teórico-científico.
04.
Preparação para a atuação profissional
Através da carga horária destinada aos estágios obrigatórios e opcionais, o aluno dispõe de muito tempo para obter vivências profissionais fundamentais para o seu desenvolvimento.
05.
Preparação ética e crítica
De forma a proporcionar a formação de profissionais éticos e com um senso crítico apurado, os alunos passam por disciplinas que estimulam cada uma dessas características.
06.
Corpo docente experiente
O corpo docente do curso de Psicologia é preparado para oferecer o suporte e o conhecimento necessário para que os alunos se desenvolvam da melhor forma.
07.
Incentivo à pesquisa
Além de formar profissionais preparados para realizar o atendimento, o São Lucas incentiva os profissionais a exercitarem as suas habilidades como pesquisadores da área.
08.
Excelente infraestrutura
A unidade de Porto Velho oferece a infraestrutura necessária para oferecer conforto e suporte aos alunos.
Corpo Docente
Coordenação
Emanuelly Cristiny Vieira Rodrigues Guimarães
coordenador(a)
Formou-se em Psicologia em 2010 na Universidade Federal de Rondônia - UNIR, mesma instituição que fez Mestrado em 2015. Iniciou sua carreira como Psicóloga atuando no Centro de Referência em Assistência Social - CREAS onde atuou por 2 anos e em seguida atuou, como psicóloga clínica e do trânsito. Desde o início de 2021 passou a fazer parte do quadro de colaboradores do Centro Universitário São Lucas, onde assumiu a missão de coordenar o Núcleo de Experiência ao Discente - NED e desde de novembro de 2021 assumiu a coordenação do curso de psicologia.
Núcleo Docente
Daniele Mejia Cavalcante
Mestre
Tiago de Moura Siena
Mestre
Eliane Gamas Fernandes
Mestre
Rafael Ademir Oliveira de Andrade
Doutor
Coordenação
Emanuelly Cristiny Vieira Rodrigues Guimarães
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.