O Curso Superior Bacharelado de Nutrição do Centro Universitário São Lucas Porto Velho - São Lucas PVH foi autorizado em 22/12/2000, teve início de suas atividades, em fevereiro de 2001, formou sua primeira turma em dezembro de 2004. Seu reconhecimento data de 03/03/2005 com conceitos: Bom (CB) para Dimensões do Corpo Docente e Muito Bom (CMB) para Organização Didático - Pedagógica e Instalações. A visita de renovação de reconhecimento data de 25/08/2009 e o relatório do INEP apontou conceito 3 para todas as dimensões. A última portaria de reconhecimento de curso é a Portaria MEC/SERES nº 134/2018. O curso apresenta conceito Preliminar de Curso (CPC) 4 e Conceito de Curso (CC)16 4.
O curso de Nutrição do Centro Universitário São Lucas Porto Velho - São Lucas PVH, vem ao longo dos 22 anos de existência buscando adequações no sentido de melhorar continuamente a qualidade dos profissionais por ele formados, para que os nutricionistas tenham clareza com relação às habilidades e competências do profissional da nutrição e a capacidade de entender com transparência o perfil do acadêmico e profissional. Tem como grande desafio construir ao longo dos anos um curso que atenda em plenitude as DCNs, em uma região que necessita de profissionais nutricionistas, em especial com experiência na docência e com titulação.
Proposto com um currículo diversificado e rico na abordagem científica, abrange conhecimentos de áreas básicas, humanas, de formação profissional específica, práticas profissionais e de atividades complementares que enriquecem, sobremaneira, a formação do acadêmico, propiciando oportunidades de direcionamento próprio da cultura técnico-humana do futuro profissional Nutricionista. O curso de nutrição visa formar nutricionistas comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico da Região. Estes profissionais são responsáveis por zelar pela preservação, promoção e recuperação da saúde.
O Estado de Rondônia, caracteriza-se pela pujança econômica e o empreendedorismo, com destaque para o Agronegócio. A cidade de Porto Velho, tem sua economia alicerçada na administração pública, no setor de serviços e na construção civil, a cidade abriga a sede do governo do Estado, bem como diversos órgãos públicos federais, além da prefeitura local.
Áreas de atuação
O nutricionista pode atuar em 6 grandes áreas, de acordo com a Resolução 600/2018 que são: Nutrição em Saúde Coletiva, Nutrição Clínica, Nutrição em Esporte e Exercício Físico, Nutrição em Saúde Coletiva, Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos, Nutrição no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. E 34 especialidades em nutrição de acordo com Resolução CFN nº 689, de 4 de maio de 2021.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o nutricionista vem crescendo a cada ano em diversos setores do estado, seja iniciativa pública ou privada. Os egressos do curso de Nutrição do Centro Universitário São Lucas Porto Velho - São Lucas PVH vêm sendo bem recebidos pelo mercado de trabalho tanto na iniciativa privada como pública, uma vez que a aprovação dos mesmos nos concursos públicos Municipais e Estaduais do Estado e Região tem sido uma constante.
Faz parte da filosofia do curso a atuação junto à comunidade e, em função disso, mantém atividades de extensão constante, com a participação de todos os períodos do curso, no intuito tanto de trabalhar a interdisciplinaridade, como a sensibilização deste discente no atendimento à comunidade e busca de alternativas para os diversos problemas encontrados.
Perfil do egresso do curso de Nutrição
O perfil idealizado para o egresso do curso de Nutrição do Centro Universitário São Lucas Porto Velho - São Lucas PVH é o de Profissional com perfil generalista, com atuação baseada em princípios ético-humanísticos, detentor de uma visão integral do ser humano em âmbito individual e coletivo, que tenha o alimento como princípio na preservação da cultura, prevenção de doenças e resgate da saúde, cujas habilidades críticas e flexíveis às evoluções tecnológicas no mundo do trabalho venham contribuir para a melhoria da qualidade de vida; compromissado com a qualidade das ações, que acompanhe de forma sistemática e crítica os permanentes desafios científico-tecnológicos, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, criando e ampliando espaços. Consciente e preocupado com a sustentabilidade e ecologia, promotor do resgate do consumo dos alimentos regionais.
O nutricionista deve ser capaz de planejar, executar e avaliar ações e atividades de atenção alimentar e nutricional que envolva seu principal objeto de trabalho: a alimentação e nutrição do ser humano, visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, sem perder de foco a realidade econômica, política, social e cultural, bem como a visão empreendedora nas áreas da nutrição.
Para tanto, o curso de Nutrição atua tendo como meta, auxiliar o aluno a alcançar os objetivos específicos relacionados a seguir, em atendimento às Diretrizes Curriculares do Curso de Nutrição:
Compreender das bases conceituais das formas e funções do corpo humano e a relação homem/alimento nos aspectos psicológicos, antropológicos, sociológicos e econômicos.
Aplicar as ciências exatas na utilização dos alimentos na alimentação humana, função dos mesmos na saúde em diferentes estágios de vida bem como nos conceitos de administração.
Promover o manejo nutricional nos diversos estados fisiopatológicos e nas principais endemias regionais do Brasil e do mundo.
Dominar conhecimento teórico-prático em relação ao alimento e sua utilização no organismo humano, visando assim, promover a saúde de grupos e indivíduos, levando em consideração os alimentos da região amazônica.
Gerir programas e políticas de educação nutricional que atendam a necessidade tanto da saúde pública como a individualizada, atuando dentro de um contexto regional da segurança alimentar e nutricional.
Realizar pesquisas na área de nutrição que atendam a necessidade da região amazônica, para a melhoria da qualidade de vida de grupos e indivíduos, incluindo entre outros grupos a população ribeirinha, indígena, quilombola e portadores de necessidades especiais, cuidando das questões sociocultural e econômica de cada grupo.
Desenvolver capacidade de comunicação, decisão e liderança nas atividades administrativas, em serviços de alimentação e na promoção da saúde coletiva e individualizada.
Espera-se que o egresso do curso esteja preparado para o exercício pleno da sua profissão, inclusive na consciência e relação de classe profissional, da vida acadêmica e político-cultural, a partir de uma noção de cidadania, à ética e ao desenvolvimento regional e nacional.
Diferenciais do curso
01.
Ensino multidisciplinar
Com disciplinas teóricas que abordam desde os conceitos da Nutrição às questões humanas envolvidas no processo, o aluno do curso recebe uma formação multidisciplinar.
02.
Formação teórica completa
O aluno é posto em contato com os mais importantes conceitos e teorias da área ao longo do curso, adquirindo os conhecimentos necessários para atingir o seu melhor desempenho.
03.
Ensino coletivo e ativo
Com um ensino que preza por estimular o aluno a ter um modo de pensar amplo e coletivo, o São Lucas age ativamente na formação de profissionais conscientes de sua importância social.
04.
Importância à ética
O curso atribui ampla importância às noções éticas necessárias para prestar bons serviços em qualquer cargo profissional.
05.
Incentivo aos estudos
Os alunos dos cursos do São Lucas são estimulados a continuar estudando, mesmo após a graduação, para se manterem profissionais atualizados e informados.
06.
Infraestrutura adequada
Com todos os instrumentos necessários para as aulas do curso, a infraestrutura da Unidade Porto Velho traz tudo o que é preciso para oferecer o melhor aos seus alunos.
07.
Corpo docente preparado
O corpo docente do São Lucas é amplamente capacitado para os novos profissionais da Nutrição.
08.
Formação global
Desde as questões humanas à teoria da Nutrição, o estudante do curso sai preparado para lidar com os desafios da área.
Coordenação
Coordenadora
Mestranda Kaymann Scheidd Skroch
Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Lucas (2007); Especialista em Gestão da qualidade da alimentação e nutrição pelo Centro Universitário São Lucas (2009); graduada no bacharelado em Educação Física pela Ulbra/RO (2017); MBA em gestão do esporte pela Faculdade integrada AVM do Rio de Janeiro- RJ (2017); Especialista em Nutrição e fisiologia: Aplicadas ao exercício pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI (2020). Atualmente é Coordenadora, membro do NDE e docente (desde 2019) do Curso de Nutrição do Centro Universitário São Lucas- Porto Velho.
Núcleo Docente
Mestranda Kaymann Scheidd Skroch
Drª. Ana Paula de Azevedo dos Santos
Me. Mizael Andrade Pedersoli
Ma. Vanderneide Costa Oliveira
Esp. Sandra Maciel Faria
Coordenação
Mestranda Kaymann Scheidd Skroch
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.